Professores e alunos de escolas e creches da rede municipal de ensino começaram a receber os kits com material escolar para o ano letivo de 2025, de acordo com o nível de escolaridade. De forma inédita, os educadores também foram contemplados neste ano. O prefeito Wladimir Garotinho anunciou a novidade em suas redes sociais nesta quarta-feira (12).
"É um material de qualidade, marca boa, tem caderno grande, pequeno, hidrocor, giz de cera, lápis, tesoura, enfim, tudo para que nossos alunos tenham uma boa aula e um bom aprendizado e melhorar ainda mais o IDEB, já que, no ano passado, Campos teve o maior Ideb de sua história. A gente está aqui investindo em materiais para que os alunos possam estudar melhor ainda", afirmou o prefeito.
O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, falou sobre a importância deste material para a melhoria da educação no município. “Solicitamos uma parceria, junto às equipes de acompanhamento, seja da gestão escolar, seja do pedagógico, no sentido de acompanhar, orientar e monitorar a distribuição e uso do material escolar nas unidades escolares, de forma a evitar o desperdício e/ou o mal uso. É importante que as unidades façam um trabalho de conscientização e educação, junto aos pais e/ou responsáveis, para cuidar e valorizar o material escolar que cada aluno irá receber e utilizar no decorrer deste ano letivo”, disse.
A subsecretária de Gestão Operacional e Financeira, Carla Patrão, lembrou que a entrega do material teve início no dia 20 de janeiro. A quantidade a ser entregue será para uso durante todo o ano e deverá, obrigatoriamente, estar disponível ao aluno, conforme critérios definidos junto ao Departamento Pedagógico da Seduct.
Para os alunos matriculados nas creches municipais (G1, G2, G3, P1 e P2), os materiais escolares deverão estar disponíveis para o uso do aluno em sala de aula, mas não serão levados para casa. Para os alunos matriculados nas escolas municipais, nos anos de escolaridade desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e EJA, os materiais escolares deverão ser entregues ao aluno e poderão ser levados para casa.
“O material escolar, adquirido e entregue pela Seduct, deve ser distribuído sob a responsabilidade da gestão escolar, considerando os itens por grupos de ano de escolaridade, bem como critérios de quantitativo por aluno, conforme tabela enviada por ofício aos diretores das unidades. Cada unidade poderá embalar o kit da forma como os profissionais decidirem em conjunto, seja em pastas ou cestas ou sacolas, enfim”, explicou Carla.
Alunos do G1, por exemplo, estão recebendo: cola escolar branca frasco de 90g, cola colorida 23 gramas (c/6 cores), giz de cera jumbo (c/12 cores), tinta guache 15 ml (c/06 cores) e massa para modelar (c/12 cores).
Estudantes do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão recebendo: caderno universitário grande 240 Folhas capa dura, 2 cadernos universitários grandes 96 Folhas capa dura, 2 cadernos universitários grandes 200 folhas capa dura, caderno cartografia grande 96 Folhas capa flexível, pasta escolar polionda, apontador triangular duplo com depósito, borrachas brancas com capa protetora, vários lápis de cor (c/12 cores diferentes), vários lápis grafites nº 2 com borracha, canetas de diferentes cores, cola escolar branca frasco de 90g, giz de cera jumbo (c/12 cores), giz de cera grande (c/12 cores), tinta guache 15 ml (c/06 cores), pincel, caneta Hidrográfica, conjuntos geométricos com 4 peças, réguas e tesoura.
Os demais anos de escolaridade também estão descritos no ofício enviado às unidades escolares. Em caso de dúvidas e/ou problemas na entrega dos materiais, as unidades devem entrar em contato pelo telefone (22) 98131-0561.