O Solar do Colégio, sede do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tócos, na Baixada Campista – administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) –, vem recebendo a instalação de uma sobrecobertura metálica sobre sua edificação. A intervenção é resultado de um trabalho que se já consumiu três longos anos de espera, desde o final de 2021, quando foi obtido o repasse de R$ 20 milhões, oriundos de sobra do duodécimo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para a restauração do Solar. A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) é a responsável pelo planejamento e execução das obras de restauro do Solar e reestruturação do Arquivo.
“É importante lembrar que essa é a primeira etapa de uma série de três licitações. A primeira – que está em efetiva execução – refere-se à instalação de sobrecobertura metálica sobre o Solar, por exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A segunda, refere-se à licitação para elaboração do projeto de restauro (global e complementares), já realizada, estando na fase de habilitação. A última etapa será, portanto, a licitação para execução da obra em si, o que só poderá ocorrer após a aprovação do projeto pelo Iphan. A empresa que for habilitada para a segunda fase terá um prazo de seis meses para confecção do projeto, ficando a última etapa da licitação condicionada a isso. Ou seja, pelos próximos dois anos acredito que estaremos envolvidos com as etapas de obra, projeto e execução”, detalha a coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado.
PROCEDIMENTO ATUAL DA OBRA – O engenheiro civil e responsável técnico pela obra, Guilliano Diniz, detalha o procedimento pelo qual o Solar do Colégio vem passando. “Nosso trabalho começou no dia 19 de dezembro. Em janeiro foi iniciado o processo de escavação dos locais em que estão executadas as instalações de forma, aço e concreto. Na fase atual, 34 pilares de estrutura metálica em aço estão sendo fixados nas fundações. A próxima etapa será a colocação das tesouras metálicas e, posteriormente, a instalação das telhas metálicas. É o começo do processo de preservação de um prédio que guarda um dos acervos mais importantes do país e que estará livre das intercorrências do tempo, como as fortes chuvas, durante todo o processo de restauro”, pontua.
ESFORÇOS PARA PRESERVAR A HISTÓRIA – Todo o processo de restauração do Solar e reestruturação do Arquivo só foi possível graças a um somatório de esforços e intenções de diferentes instituições. “Inicio destacando a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, por intermédio do prefeito Wladimir Garotinho, que buscou, incessantemente, por essa verba da Alerj, na pessoa do então deputado estadual e presidente da Casa, André Ceciliano; e da Uenf – à época representada pelo professor Raul Palácio e hoje pela professora Rosana Rodrigues, sua reitora”, destaca Rafaela Machado.
A gestora do Arquivo prossegue sua análise, destacando outros fatores determinantes para que a recuperação do Solar do Colégio fosse possível. “É preciso que se diga que a execução desta primeira etapa da obra só está sendo possível pelos esforços envolvidos dos atores acima elencados, mas, também, dos técnicos e profissionais da Uenf e da Prefeitura, que, com diálogo e cooperação, têm buscado, dia a dia, por meio de um grupo de trabalho, a execução do recurso que chegou há tanto tempo e que é tão necessário ao Arquivo e ao Solar”, conclui Rafaela.
NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO – Durante a fase atual da reforma do prédio que abriga o Arquivo, o atendimento ao público será encerrado às 14h, e, com isso, pesquisadores interessados em consultar o acervo devem ficar atentos. Estão disponíveis, para o agendamento, o e-mail arquivodecampos2001@gmail.com e o WhatsApp (22) 98179-4405. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Ao realizar o pedido de agendamento da visita, o pesquisador precisará fazer a solicitação do Protocolo de Pesquisa. Depois de receber o Protocolo, basta preencher o documento com as informações sobre e pesquisa desejada, aceitando os termos necessários para realizar a consulta. Depois da confirmação do pedido do pesquisador, será fornecida a data para a visita.