Mais uma etapa do programa Lean nas Emergências foi realizada no Hospital Geral de Guarus (HGG), esta semana. Foi o quinto encontro no hospital desde o início da implantação, em outubro de 2024. Durante a visita, a consultora Letícia Baraúna acompanhada da superintendência do hospital, diretores e coordenadores percorreram a unidade para análise dos processos de atendimento na emergência. Os dados coletados serão analisados e serão aplicadas ferramentas de otimização para um resultado satisfatório até o final do processo.
De acordo com a consultora, o Lean busca melhorias com a movimentação de equipes e processos hospitalares. “Desta vez nós trabalhamos uma ferramenta de comunicação com a equipe e esperamos uma boa adesão. Quero encontrar resultados na próxima visita. A cada encontro percebo que melhoramos um ponto já discutido e o HGG conseguiu entregar tudo o que colocamos de plano de ação. Mas ainda tem trabalho a ser feito”, destacou Letícia.
O projeto tem atingido as expectativas dos gestores do HGG. “Estamos aprendendo, apesar de saber que estamos no caminho certo. O Lean nas Emergências abriu nossos horizontes e nos deixa esperançosos para resultados cada vez mais satisfatórios no HGG. É um sucesso inimaginável para nossa gestão, com injeções diárias de ânimo para prosseguirmos com os desafios”, analisou o superintendente do HGG, médico Vitor Mussi.
Para a diretora clínica, médica Luisa Barreto, a principal filosofia do Lean nas Emergências é a satisfação e a segurança do paciente. “Estamos vivendo o aprofundamento dos processos, modificamos estratégias pela melhoria da segurança do paciente”, avaliou Luisa.
São Paulo - Em meados de fevereiro, uma equipe do HGG viajou para São Paulo para participar de uma imersão do projeto Lean nas Emergências. O objetivo foi condensar as informações e proporcionar interação dos colaboradores do HGG com os de outros hospitais. “Foi o momento de entender que os problemas são comuns aos hospitais. E eles trocaram experiências com outros profissionais, de hospitais de alto padrão, inclusive. Acredito que tenha sido muito agregador para todos no sentido de gestão hospitalar e incentivo profissional”, falou Letícia.
Para a coordenadora de enfermagem da Emergência do HGG, Sandra Corsina, o encontro foi motivador. “Encontramos uma gama de possibilidades de reformular o sistema de atendimento para acabar com a superlotação. Fizemos dinâmicas para apresentar nossas práticas diárias. Aprendemos e trouxe crescimento que vai impactar no atendimento à comunidade”, disse Sandra.
O diretor do Pronto-Socorro do HGG, Guilherme Andrade, resumiu a imersão na palavra sensacional. “Foi sensacional. Além do aprendizado sobre atendimento de emergência, o encontro em São Paulo trouxe experiência de outros hospitais do Brasil que encontraram com as ferramentas do Lean, meios para melhorar o atendimento, reduzir o desperdício e promover segurança e qualidade dos pacientes”, frisou Guilherme.
Sobre o Lean nas Emergências - O Lean nas Emergências é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado. O objetivo é reduzir riscos à saúde de pacientes e profissionais do setor em unidades hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean Healthcare.
O Lean nas Emergências começou a ser implantado no HGG no dia 3 de outubro de 2024. Ele faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) que busca repassar expertise de hospitais de excelência para os hospitais do SUS.