O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, participou na manhã deste sábado (22) do lançamento da pedra fundamental da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Farol de São Tomé. O terreno de mais de 3 mil metros quadrados, que fica localizado em Rádio Velho, foi cedido pela Prefeitura através da Lei 9.285, de 23 de abril de 2023.
Durante a cerimônia, o prefeito também anunciou que autorizou a compra de um therasuit, que é uma modalidade de treinamento neurointensivo, para a Cidade da Criança Zilda Arns.

“Esse terreno é mais um pedacinho do nosso coração que a gente deixa. Pode parecer pequeno para alguns, mas aqui do lado tem uma escola completamente reformada pela Prefeitura e, na frente, uma creche que já foi a casa oficial do prefeito na praia, mas quando meu pai (Anthony Garotinho) foi prefeito, em 1989, ele acabou com a residência oficial e transformou em creche para os filhos dos pescadores. Nós construímos, aqui bem perto, um Centro de Referência da Assistência Social. Aqui, no Farol, não tinha CRAS e agora tem. E aqui, junto agora nesse complexo, teremos também o polo avançado da APAE de Farol. Eu tenho certeza que vai ser de muito valor para essa praia e para toda a Baixada Campista. Tenho certeza que não é pequeno o gesto, até porque a APAE pode ter certeza que vai contar conosco para arrumar parceiros para ajudar a entregar, o mais breve possível, o prédio pronto”, declarou Wladimir.
A primeira-dama Tassiana Oliveira destacou a seriedade e competência dos trabalhos desenvolvidos pela APAE.
“Fazer a entrega desse terreno é um momento de muita alegria, e não só porque a gente está neste governo, mas por ter a possibilidade de ajudar dessa forma, de saber que a gente está entregando para uma instituição muito séria, muito responsável e que faz um trabalho lindo com crianças atípicas. Um trabalho que não só é de carinho e atenção, mas ajuda no desenvolvimento, na autonomia dos assistidos, para que possam trabalhar, produzir. É um trabalho muito lindo, que também atinge de forma muito positiva toda a família”, comentou.
Emocionada, a presidente da APAE Campos, Regina Célia Carvalho de Azevedo, agradeceu o apoio do prefeito e dos vereadores que se empenharam na lei que possibilitou a cessão.
“Estava no coração da gente de ter um terreno próprio para poder construir a nossa sede em Farol. Só aqui, nós fazemos atendimentos a 48 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. E esse espaço vem na hora certa, no momento certo, para que a gente possa ampliar mais ainda o nosso trabalho, o nosso atendimento a essas pessoas que precisam da ajuda da gente, porque precisam ser trabalhadas para terem sua vida própria, sua independência. E nós estamos muito felizes, nesse dia memorável”, afirmou ao acrescentar que a instituição conta o apoio de toda a sociedade para fazer a obra acontecer. “Contamos com a solidariedade de todos, seja em doação em espécie, seja de material. Toda ajuda é bem-vinda”.
Representando os pais e responsáveis pelos assistidos da APAE, Emília Maria Fernandes demonstrou sua emoção. Ela é avó do Matteus Amaro, que tem 18 anos e há 11 faz as atividades na APAE.
“Eu não tenho palavras para agradecer ao prefeito, à primeira-dama e toda equipe da APAE. Também agradeço a Deus por ter colocado essas pessoas nas nossas vidas. Nós, que somos pais e avós atípicos, só temos a agradecer por ter encontrado a APAE e por todo esse apoio”, disse.
O vereador Leon Gomes, que, na época, fez a indicação legislativa para doação do terreno, também participou do lançamento da pedra fundamental.
“Nós fizemos a indicação legislativa, mas se não fosse a sensibilidade do prefeito Wladimir, pouco poderia se fazer. Tenho certeza que essa é mais uma porta que está sendo aberta dentro da nossa cidade. Então esse momento para a gente é muito especial”, disse.
Também estiveram presentes os vereadores Ciro Rocha e Marcione da Farmácia, o suplente Dr. Maninho e os secretários municipais Rodrigo Carvalho, de Desenvolvimento Humano e Social, e Simone Muniz, de Serviços Públicos.