Campos foi a sexta cidade do Estado do Rio de Janeiro a receber o projeto “Força para Crescer: Pontos de Leitura". Essa semana, o coordenador Executivo Geral do projeto, William Mendonça, e a coordenadora de produção, Mayra Abreu, fizeram o lançamento da sala multiuso com uma biblioteca na Escola Municipal Joanir Sanguedo Boynard, situada no Novo Eldorado, ao lado do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e da diretora da unidade, Fabia Petralha.
Coordenadores de diversos setores da Secretaria de Educação e alunos marcaram presença no evento, bem como diretores de escolas da região. Entre as ações previstas estão, além da criação de espaços multiusos, capacitação de professores e a realização de eventos literários. O projeto fornece ferramentas para o estímulo à leitura e erradicação do analfabetismo, de forma estratégica, desenvolvendo uma série de ações para potencializar a criação de novos leitores e consolidar o hábito da leitura.
Na primeira etapa do projeto, Campos recebeu mil exemplares de livros para distribuir às escolas da rede municipal e outras 200 obras para a biblioteca da escola do Novo Eldorado. A unidade vai funcionar como polo para que alunos de outras escolas também possam visitar e usufruir do material.
“Agora que a gente está tendo a oportunidade de ter um projeto como esse, imagina como vocês vão poder aprender mais. O mais legal disso tudo é que nós estamos transformando a educação para vocês. Primeiro construímos essa escola modelo que está maravilhosa. Agora, vocês ganharam esse espaço, onde poderão conhecer coisas incríveis. Tudo que a gente faz na Secretaria de Educação tem uma única razão: eliminar as barreiras da aprendizagem e tudo o que, de alguma maneira, pode atrapalhar o desenvolvimento de vocês, alunos. Desejo que vocês cresçam cada dia mais e agradeço aos profissionais que trabalharam para a concretização desse sonho”, disse Marcelo.
O evento de lançamento contou com apresentação teatral do Grupo Circo Viajante. Essa foi a segunda etapa do projeto que, no ano passado, apresentou espetáculos teatrais e ações de incentivo à leitura em outras unidades, como Escola Dr. Getúlio Vargas, Ataíde Dias, Ciep Carmem Sylvia Carneiro e Sebastião Ribeiro de Deus.
De acordo com William, além de Campos, outros municípios foram contemplados, como Angra dos Reis, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Maricá, Magé, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Paraty.
“Além dessas, teremos mais 10 cidades a serem contempladas no Estado. Agora vamos montar um cronograma de atividades e voltaremos aqui para executá-las. Queria agradecer ao secretário Marcelo e toda a equipe por fazerem um trabalho exemplar. A gente nota pelo afeto e pelos resultados. Os meios materiais a gente proporciona, mas precisamos da dedicação e do compromisso de vocês. Claro que isso se traduz no brilho, na pintura, nos livros, mas a gente sabe que o conhecimento que esse projeto traz é libertador. Ele gera para as crianças um poder crítico, um poder criativo para nós todos, o que é muito importante para a evolução. Esse investimento na leitura, no livro, é uma motivação, e abre um canal da imaginação. Desejamos que vocês tenham afeto e cuidado por essa sala. Muito obrigado a todos”, disse William.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, Enel, Itaú e Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e conta com patrocínio da CCR. A iniciativa tem produção da DEDA Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte, com execução da Cinco Elementos Produções e consultoria da Marco Zero.
A diretora agradeceu a parceria: “Isso traz para nós uma grande satisfação, uma vontade imensa de querer ir além. E é para vocês, queridos alunos, é para vocês esse projeto. Somos privilegiados, né? Recebam essa biblioteca com muito amor, com muita dedicação. Quero ver vocês lá todos os dias olhando os livros, lendo e incentivando outros alunos também. Obrigado a todos do projeto pelo carinho, pela motivação, por tanta dedicação. Estou imensamente feliz. Parabéns, Secretaria de Educação e toda a equipe do projeto”, comentou.