O Hospital Ferreira Machado (HFM) celebrou, nesta sexta-feira (7), a chegada da primeira turma de residentes médicos de 2025. A cerimônia de boas-vindas ocorreu na presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), dentro das dependências do hospital, e marcou o início do novo ciclo de formação profissional na unidade.
Os cinco novos residentes passaram por um processo seletivo, composto por uma prova teórica (90% da nota final) e avaliação curricular (10%). Destes, dois ingressaram no programa de Ortopedia e Traumatologia, enquanto três iniciam a residência em Medicina Intensiva. O programa tem carga horária de 60 horas semanais, com dedicação exclusiva, e é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).
O HFM é referência em atendimento de urgência e emergência na região, sendo a Ortopedia um dos serviços de maior demanda. Apenas em 2024, foram realizadas cerca de 1.200 cirurgias e mais de 20 mil atendimentos. Já a Terapia Intensiva conta com quatro unidades, além de duas unidades intermediárias, totalizando 71 leitos.
ENSINO E ASSISTÊNCIA - Durante a cerimônia, o coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), o médico Marcos Quintanilha, ressaltou a importância do programa para a instituição. “O Hospital Ferreira Machado é referência em Trauma Ortopédico e Medicina Intensiva. O DNA da instituição tem muitos genes ligados ao ensino. Nosso foco é prestar uma assistência de qualidade e excelência, que possa subsidiar nosso trabalho e a formação dos residentes”, enfatizou.
O presidente da FMS, Arthur Borges, reforçou o compromisso da unidade com a educação médica. “Aqui é um grande espaço de ensino, e nossa intenção é aprimorar ainda mais essa vocação. Além da formação na especialidade escolhida, o residente é incentivado a participar de projetos, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora”, comentou.
O coordenador da Ortopedia do HFM, Victor Mudesto, destacou a expectativa em torno da chegada dos novos médicos. “Esse momento traz uma grande expectativa, tanto para os residentes quanto para toda a equipe do hospital. Eles vão aprender prestando assistência e, ao mesmo tempo, contribuindo para a melhoria do atendimento. Estamos felizes em recebê-los”, expressou.
Já o coordenador da Medicina Intensiva, Elbo Batista, evidenciou os valores essenciais para a trajetória dos residentes. “Compromisso é uma palavra que eu gostaria que eles carregassem durante toda a residência e ao longo da vida profissional. A segunda palavra é empatia. Quando nos colocamos no lugar do outro, fazemos nosso trabalho com mais qualidade e humanidade”, frisou.
A coordenadora de estágios, Mary Mothé, destacou que a residência exige esforço e dedicação contínuos. Durante o evento, os residentes receberam orientações sobre as normas da instituição, além de assistirem a apresentações sobre o funcionamento do hospital. Na segunda parte da recepção, foram encaminhados aos setores de suas especialidades para conhecer os ambientes de trabalho e os preceptores que os acompanharão nessa nova jornada.