Ao som de clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), através da Subsecretaria de Gestão Operacional, promoveu um evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres com muita música e cuidados com a saúde física e mental. Em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), a secretaria ofereceu serviços como aferição de pressão arterial e glicemia capilar, glicose, entre outros. Também foram distribuídos folders informativos. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, abriu o evento, realizado no último dia 11.
O secretário ressaltou a importância da mulher no mercado de trabalho, em casa e na sociedade como um todo. Ele falou ainda sobre a nova gestão, com novos projetos, trabalhos e disse que a partir da semana que vem vai visitar todos os setores da Seduct para ouvir demandas e sugestões.
“Estamos em uma nova fase de trabalho e com muitas coisas boas para acontecer. Quero, hoje, enaltecer a importância da mulher na Educação e na nossa Rede Municipal. Sabemos que a mulher faz muita diferença. E com a cultura machista que a gente tem, historicamente, a sobrecarga da mulher continua muito alta, não só no seu papel de mãe, mas sobretudo na sociedade, porque ela passou a acumular novos papeis no trabalho. Ajudando na renda familiar, mas tendo uma jornada a mais de trabalho dentro de casa, porque ainda temos esse desequilíbrio no trabalho, a mulher que trabalha na rua, quando chega a casa tem responsabilidade que muitas das vezes o homem não divide. Então, esse momento é basicamente para mais uma vez agradecer a vocês, principalmente não pela questão só do esforço, mas por serem sempre guerreiras, porque o que os homens precisam aprender muito com as mulheres”, disse Marcelo.
Já a subsecretária de Gestão Operacional, Catia Mello, destacou que o Dia Internacional da Mulher é uma data de reflexão e valorização da mulher em todos os espaços, inclusive no ambiente de trabalho. “Nossa proposta com essa ação é oferecer um momento de cuidado e bem-estar, proporcionando serviços que reforcem a importância da saúde integral da mulher. Queremos que cada servidora se sinta acolhida e reconhecida, não apenas hoje, mas em todos os dias do ano”, resumiu Catia.
Coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, também falou sobre a importância do evento. Ele explicou que a ação teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância da saúde da mulher, abordando questões específicas que afetam este público.
“Através de iniciativas de educação em saúde, buscamos empoderar as participantes, proporcionando informações valiosas sobre cuidados preventivos e direitos de saúde. O PSE desempenhou um papel fundamental neste contexto, na participação no evento, reforçando a importância de ações integradas para o bem-estar das mulheres. A manhã foi marcada por momentos agradáveis, com a oferta de informações e serviços de saúde, além de descontração e acolhimento. A iniciativa não só proporcionou conhecimento, mas também fortaleceu os laços entre as servidoras, promovendo uma troca rica de experiências e cuidando da saúde de todas”, disse João.
SERVIÇOS
Durante a ação foram disponibilizados também glicemia capilar; Vacinação, com aplicação de imunizantes do Calendário Nacional, conforme disponibilidade e faixa etária; Meatoscopia, Avaliação auditiva realizada pela Equipe de Fonoaudiologia; Antropometria, com acompanhamento nutricional com a Equipe de Nutrição; Saúde Mental, com orientações e promoção do bem-estar emocional, além de distribuição de folders informativos sobre a saúde da mulher.
A mediadora Maria de Fátima Lopes Barreto veio até a Seduct resolver pendências administrativas e aproveitou para aferir a pressão arterial. "Eu já faço tratamento com cardiologista e uso medicação. Gostei muito do trabalho ofertado aqui. Foi uma oportunidade de verificar como estava a pressão. E descobri que está acima do normal. A gente precisa cuidar da saúde sempre", disse Maria.
Assim como a Maria de Fátima Karina Braga, que trabalha no RH da secretaria, também foi aferir a pressão arterial. “É muito bom ter acesso a essas ações porque a gente trabalha muito e acaba esquecendo desses cuidados”, finalizou Karina.