A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) firmou mais uma parceria com a Ferroport, para realização do projeto Trilha das Descobertas. O projeto tem como público-alvo alunos de 4 a 6 anos de idade, e visa trabalhar os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à educação infantil, por meio de atividades lúdicas.
Cinco escolas da rede municipal de ensino serão contempladas com as ações: E.M. Alberto Lamego, E.M. Cel. Antônio Batista, E.M. Ferroviário Jacy Barbeto, E.M. Pequeno Frederico e E.M. Augusto Machado Viana.
Elas receberão formação para educadores, acompanhamento pedagógico e Caixas das Descobertas, contendo materiais para desenhar, pintar e artes plásticas; instrumentos musicais; jogos educativos; fantoches; objetos de jardinagem; materiais sobre higiene, esporte e alimentação saudável; e biblioteca com 100 livros infantis.
A coordenadora de Projetos do Departamento Pedagógico da Secretaria, Neidimar Abreu, firmou a parceria com a empresa em reunião promovida no mês de fevereiro com a analista de Responsabilidade Social da Ferroport, Camile Feydit.
“Trabalhar com projetos é uma forma diferente de promover e potencializar a aprendizagem dos nossos alunos de maneira diversificada e lúdica por meio de práticas concretas. Além disso, contribuem para a solução de problemas sociais. A parceria com programas e projetos vem se revelando ótima alternativa para que os alunos saiam da rotina de sala de aula e entrem no próprio universo, com linguagens e temas que ajudem a desenvolver questões do dia a dia e do cotidiano do currículo escolar. Mas para que se alcance o propósito, é importante o engajamento de toda comunidade escolar durante a execução”, afirmou Neidimar.
Segundo Camile, a Ferroport, com sua longa trajetória de responsabilidade social, reafirma seu compromisso com a educação, investindo em projetos que fazem a diferença na vida dos alunos e educadores.
“É com esse propósito que a parceria entre a Ferroport e a Secretaria de Educação se fortalece cada vez mais, através da realização do projeto Trilhas das Descobertas. A atuação conjunta é um exemplo claro de como parcerias público-privadas podem gerar resultados positivos e duradouros juntamente com o fortalecimento das comunidades locais”, declarou Camile.
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Trilha das Descobertas” tem produção da Evoluir, patrocínio da Ferroport e é realizado pelo Ministério da Cultura.
Empresa — A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, empresa privada brasileira que atua no setor de infraestrutura e logística, responsável pela operação do terminal portuário de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra.
Outras parcerias
No ano passado, em parceria com a Ferroport, as Escolas Municipais Presidente Castelo Branco (Pecuária), Dr. Luiz Sobral (Jardim Carioca) e Professor Walter Siqueira (Parque Julião Nogueira) receberam o projeto "O plano infalível do Super Mosquito – 2ª edição”, visando conscientizar crianças e familiares sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e outros mosquitos, como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya, Febre Amarela, Malária e Doença de Chagas.
Ainda em 2024, foi realizado o Projeto Biblioteca da Diversidade com as Escolas E.M. Conceição do Imbé (Imbé), E.M. Cláudia Almeida (Farol), E.M. Conselheiro Josino (Conselheiro Josino) "Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco - parada na E.M Dr. Getúlio Vargas, E.M. Alcebíades Candiano (Ponta da Lama), E.M. de Aprendizagem Inclusiva (Cidade da Criança Zilda Arns), E.M. Maria Antônia Pessanha Trindade (Dores de Macabu) e E.M. Califórnia (Santa Maria). As atividades tiveram como objetivo capacitar os professores para abordar de forma construtiva temas relacionados aos povos indígenas e às culturas afro-brasileiras, além de incentivar o uso da leitura e da arte na educação básica.