O Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta segunda-feira (17) uma ação de atenção especial à saúde feminina, com a realização de 150 exames preventivos, também conhecidos como “Papanicolau”. A ação foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8, e à campanha Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo uterino. A doença é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
“Inicialmente, seriam 100 exames preventivos, mas tivemos uma procura grande e resolvemos ampliar para 150, além dos exames de rotina que já fazemos aqui no CRTM. Assim, atendemos 75 mulheres na parte da manhã e outras 75 à tarde, fora o quantitativo mensal”, explicou a diretora do CRTM, Alessandra Crespo. Pela rotina, o órgão realiza, em média, 300 exames preventivos por mês.
Alessandra explica que o exame preventivo deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano, entretanto, a mulher precisa ficar atenta aos sinais do corpo, pois o câncer de colo de útero pode ser evitado. “O ideal é que a mulher faça o preventivo anualmente, mas caso haja qualquer intercorrência no seu corpo em espaço menor desse tempo, como coceira, corrimento com cores diferenciadas, odores, dor local, que ela se atente, pois tudo isso são sinais de que a flora genital não está funcionando muito bem e aí deve-se fazer o exame”, alertou.
Quem buscou realizar o exame pela ação foi a doméstica Rosa Beatriz de Oliveira Cordeiro, de 43 anos. “Fiquei sabendo da ação através do meu pai. Vim aqui, me informei de como iria funcionar e logo fiz o agendamento. Eu imaginava que fosse demorar, mas foi tudo muito rápido. Muito bom o atendimento das meninas, todas estão de parabéns”, disse Rosa, que também elogiou outros atendimentos que já recebeu na unidade. “O atendimento aqui é perfeito. Todas as vezes que busquei atendimento aqui, encontrei. Não é demorado e as profissionais são excelentes”.

O exame preventivo é de livre demanda, ou seja, não precisa de prescrição médica para sua realização. Basta a mulher ir à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) mais próxima de sua residência ou no CRTM. Entre janeiro e fevereiro de 2025, foram realizados 1.536 exames preventivos na rede de atenção primária, sendo que 332 no CRTM. Também foram feitas, no mesmo período, oito biópsias. Entre as patologias diagnosticadas pelo preventivo estão lesões por HPV e NIC 1, 2 e 3. “Nesses meses registramos menos atendimentos por causa das férias e feriados”, completou Alessandra.
CONSCIENTIZAÇÃO
O Núcleo de Mastologia do Campos Sempre Rosa, que funciona nas dependências do CRTM, também dedicou o atendimento desta segunda-feira à promoção do cuidado com a saúde da família e o combate ao câncer do colo de útero.
“Estamos trabalhando hoje com promoção à saúde, fazendo triagem, atendimentos e mostrando à população que a gente precisa se cuidar, não só as mulheres, mas os homens também. A gente precisa ter consciência, olhar no espelho e ver o que tem de diferente no nosso corpo e buscar atendimento médico, assim como fazer os exames preventivos, mamografia e até ultrassonografia quando solicitado pelo médico”, disse a enfermeira Priscila Lima Laurentino.
Através do Campos Sempre Rosa, mulheres e homens com suspeita de câncer de mama, ou que precisem de avaliação adicional, são atendidos por uma equipe de enfermagem e por médicos especializados em mastologia. No local, também são realizadas biópsias das lesões palpáveis e encaminhamento às Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) para tratamento. Em média, são realizados 70 atendimentos por dia (enfermagem e mastologia), além de biópsias.
Além de trocar muita informação, a celebração do Dia Internacional da Mulher e Março Lilás contou com mimos e bolo para os pacientes do Campos Sempre Rosa.