As obras e ampliações de seis creches municipais serão entregues à população nesta semana, gerando mais segurança e conforto aos profissionais e alunos da rede municipal de ensino. A medida integra as comemorações pelo aniversário de Campos, celebrado na sexta-feira, 28 de março (190 anos de elevação da categoria de vila à cidade). A primeira unidade será a Creche Escola Irmã Dulce, na rua Manoel Ribeiro, 97, Parque São Benedito, nesta terça-feira (25), às 16h.
No local, foi feita uma ampliação da unidade já existente, por meio de estrutura modular, construindo mais duas salas, banheiros feminino e masculino e banheiros para PCD. Além disso, no antigo prédio foi feita uma reforma, com abertura de um corredor fazendo conexão com a parte modular, concretagem do pátio interno e aumento do refeitório para atender a atual demanda.
Quarta-feira (26), às 14h, a entrega será feita na Creche Gilberto do Espírito Santo Amaral, na rua Professora Ruth Ribeiro do Rosário, 407, Codin. A unidade recebeu ampliação também com estrutura modular, com construção de novas salas, banheiros feminino e masculino e banheiros para PCDs; enquanto o imóvel já existente passou por reforma e abertura de um corredor fazendo conexão com a parte modular.
No mesmo dia, às 15h, serão contemplados os moradores do Parque Alvorada, onde será entregue a obra da Creche Escola Getúlio Vargas, à rua Auta de Souza, 242. No local, a Prefeitura realizou a construção de mais cinco salas, banheiros feminino masculino e banheiros para PCDs. Já o antigo imóvel recebeu reforma, abertura de um corredor fazendo conexão com a parte modular, concretagem do pátio interno, colocação de piso emborrachado, além de aumento do refeitório para atender a atual demanda.
Quinta-feira (27), às 10h, o prefeito Wladimir Garotinho vai fazer a inauguração da nova Creche Escola Maria de Lourdes da Cruz Souza, na Estrada Dores de Macabu, s/n° - Ponta da Lama. De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, o local não tinha nenhuma creche e esse era um sonho antigo da comunidade.
“Essa não foi a primeira ação da Educação em Ponta da Lama. Em 2021, retomamos a obra de construção da Escola Municipal da localidade (Alcebíades Candiano), que foi abandonada em 2020. Nós terminamos a obra e fizemos uma linda escola para cerca de 500 alunos, com uma excelente estrutura. O antigo prédio que abrigava a escola foi adaptado e construímos uma nova creche para nossas crianças”, explicou Marcelo.
Também na quinta, às 16h, a Prefeitura vai entregar a ampliação da Creche Madre Tereza de Calcutá, à rua Manoel Vieira da Silva, 33, em Travessão. A unidade modular recebeu duas novas salas, banheiros feminino e masculino e banheiros para PCD. A unidade já existente passou por reforma, teve o refeitório ampliado, recebeu reformulação de espaços para serem criados novos setores como Direção, Secretaria e Sala dos Professores; e reforma dos banheiros.
Na sexta-feira (28) será ponto facultativo e, às 15h, a Prefeitura vai fazer a entrega da nova Creche Jardim Ceasa, à rua I, sem número. Atualmente, a Creche Escola Jardim Ceasa funciona em um imóvel alugado e atende cerca de 70 alunos. Com a nova sede, o número de vagas vai dobrar, podendo atender cerca de 150 crianças.
De acordo com o secretário Marcelo, a unidade vai dispor de lavanderia com balcão de coleta e triagem de roupas e tanques; sala de administração; bloco de serviços, situado junto ao estacionamento; dois blocos pedagógicos; bloco multiuso; pátio coberto; anfiteatro; parque infantil; salas; banheiros; cozinha; despensa; refeitório; fraldário; lactário; sala da direção; sala dos professores; sala para serviços administrativos; sala de materiais e brinquedoteca, entre outras instalações.
“As obras tiveram início no final da gestão da então prefeita Rosinha Garotinho, mas ficaram abandonadas na gestão seguinte e o que havia sido construído acabou furtado ou depredado. Estou muito feliz com esse trabalho, que vai trazer conforto e comodidade para os alunos, professores e funcionários da unidade", afirmou Marcelo.
Gestora da unidade, Poliana Ribeiro da Mata falou em nome da comunidade. “O Jardim Ceasa está em festa, a nossa unidade está muito feliz, porque há mais de 20 anos essa creche é esperada. Eu tenho 13 anos na unidade, desde quando eu entrei, em 2012, já era esperada essa obra. E o prefeito Wladimir e o professor Marcelo a retomaram. E agora, se Deus quiser, a realização do nosso grande sonho está próxima. A comunidade será a mais beneficiada, porque nós vamos sair de uma casa alugada com capacidade de 72 crianças, apertada, para uma creche modelo com mais de 150 crianças”, declarou.