O projeto de implantação do Lean nas Emergências no Hospital Geral de Guarus (HGG) chegou a 50%. Um ponto que se destaca ao longo da implantação é a adesão dos profissionais de saúde do HGG ao projeto com a intenção de aprimorar a prestação de serviço à comunidade. A partir deste mês de março de 2025, o foco passou a ser na análise de resultados alcançados a partir da identificação de gargalos e desenvolvimento de ferramentas específicas.
“Esta adesão é fundamental e é uma característica que observamos desde o início aqui no HGG. Todos que fazem a roda girar participam com assiduidade do projeto, desde o pessoal operacional ao da internação. Isto é o que torna mais fácil as mudanças de processos. A partir de agora vamos analisar os resultados e a efetividade das ações já implantadas”, informou a consultora do Ministério da Saúde, Letícia Baraúna.
Na reunião de março, que aconteceu nos dias 18 e 19, uma das mudanças implementadas citadas foi na área administrativa. A colaboradora Regiane Avelino – que atuava como auxiliar de serviços gerais – foi promovida e passou a integrar a equipe administrativa do Pronto-Socorro, com o objetivo de dar mais agilidade nos processos diários.
“Ela é uma pessoa proativa, característica fundamental para a função que começou a exercer, e está ajudando no fluxo da emergência, por exemplo, ao buscar resultados de exames no sistema, imprimir e encaminhar para o atendimento de retorno do paciente ao médico”, explicou a diretora clínica do HGG, médica Luisa Barreto.
A coordenadora médica da Emergência, Patrícia Gama, citou as mudanças já observadas no HGG. “É nítida a diminuição da espera para o resultado de exame, o que tem gerado uma satisfação maior do médico e do paciente. As ferramentas do Lean são importantes e não esperava que o resultado seria tão rápido. É uma surpresa o que estamos alcançando e deu um grande crescimento e satisfação para a equipe que, no início questionou, e hoje entende que foi fantástico”, destacou Patrícia.
Luisa Barreto também destacou o comprometimento dos profissionais ao projeto Lean nas Emergências. “O hospital é uma engrenagem e, embora saibamos que esta primeira fase do Lean é voltada para a Emergência, ele vai chegar a outros setores, como UTI e Pediatria. No entanto, os profissionais destas áreas já estão participando das reuniões, o que vai facilitar a coesão em executar o refinamento do atendimento no HGG como um todo”, disse Luisa.
Participando pela primeira vez do encontro, a coordenadora de enfermagem da Pediatria, Cristiane Leal, colheu resultados. “A palestra me fez identificar os profissionais da pediatria que podem contribuir com soluções pontuais de acordo com suas habilidades e aptidões para melhorar o atendimento”, contou.
O superintendente do HGG, médico Vitor Mussi, demonstrou gratidão ao prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, por acreditar no projeto e trazer para Campos. “Estou completamente realizado em ter inscrito o hospital no projeto e ter sido aceito para a implantação de mudanças. Agradeço ao prefeito por ter entendido e assinado embaixo esta nossa necessidade de melhorias. Eu vejo progresso. Os processos introduzidos paulatinamente são diretamente proporcionais aos resultados que o HGG está dando à população. Os números de atendimento de qualidade estão crescendo e o HGG está acertando cada vez mais pelo mérito do Lean. Estou grato por ver o engajamento dos colaboradores que, antes, reclamavam e não viam esperança. Agora, aderem e agradecem. Está sendo prazeroso”, finalizou o médico.
Sobre o Lean nas Emergências - O Lean nas Emergências é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado. O objetivo é reduzir riscos à saúde de pacientes e profissionais do setor em unidades hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean Healthcare.