Associação Raízes participa de City Tour e conhece pontos turísticos de Campos
Entre os pontos visitados pelo grupo da Associação Raízes e Projeto Navegando na Poesia, estavam o chafariz belga, Museu Histórico de Campos e Igreja do Carmo, na Rua 13 de Maio, no Centro
Na semana de aniversário de 190 anos de elevação de Campos dos Goytacazes à categoria de cidade, um grupo formado por membros da Associação Raízes, que também desenvolve os projetos Associação Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos - NEA-BC - e Navegando na Poesia, nas Bacias de Campos e Santos, participou de um City Tour, acompanhado pelo guia de turismo, Everaldo Reis, e com a participação do subsecretário de Turismo, Edvar Chagas Júnior.
Nesta quinta-feira (27) eles percorreram vários pontos turísticos e históricos de Campos, como o chafariz belga, na Praça das Quatro Jornadas; o Museu Histórico de Campos, instalado no Solar Visconde de Araruama; a Catedral Diocesana e o Monumento aos Expedicionários, ambos na Praça Santíssimo Salvador, no Centro. “No Museu eles percorreram as dependências e conheceram um pouco mais sobre a história de Campos”, disse o guia de turismo.
Depois, o grupo seguiu para o Boulevard Francisco de Paula Carneiro, onde está o Pelourinho, o primeiro a ser erguido em Campos e que era utilizado para castigar escravos e criminosos. Em seguida visitaram a Igreja Nossa Senhora do Carmo. “É uma igreja histórica, construída em 1752 em estilo barroco. Todos que a conhecem se encantam”, explica Everaldo, lembrando que a igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
- Através do City Tour, campistas estão conhecendo melhor a história de Campos e muitos visitantes estão descobrindo o valor histórico do nosso município – destaca Everaldo.
PROJETOS
O projeto NEA-BC é uma medida mitigadora da Petrobras exigida pelo licenciamento ambiental federal, que é conduzido pelo Ibama. Ele é executado em 17 municípios do litoral dos estados do Rio e Espírito Santo (de Saquarema-RJ a Piúma-ES), com a participação ativa de 220 comunitários nas atividades de participação e controle social.
O Projeto Navegando na Poesia está presente em 11 municípios da Bacia de Campos, atendendo 43 escolas da rede pública municipal e mais de 4 mil alunos do ensino fundamental. O projeto atua na promoção do acesso à leitura e à escrita por meio de atividades lúdicas e participativas nas escolas públicas, levando em consideração a cultura local e regional.