A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social deu início nesta quarta-feira (2) ao Mutirão de Atualização do Cadastro Único. A ação, que vai até sexta-feira (4), acontece no Ginásio Poliesportivo Waldir Pereira, na Fundação Municipal de Esportes (FME). O mutirão é direcionado aos inscritos no CadÚnico que estão com as informações desatualizadas e que precisam regularizar seus dados, independente de qual programa aquela família seja beneficiária. Outros mutirões serão realizados no mês de abril em Guarus (15 e 16), na Vila Olímpica Waldir Pereira, no Parque Guarus, e na Baixada Campista (29 e 30), em local que ainda será divulgado.
Das 800 vagas disponibilizadas por dia, 25% delas são reservadas para o atendimento prioritário, como gestantes, idosos, pais e mães atípicos, entre outros perfis. Com a abertura dos portões, as pessoas passam por uma triagem. Esse procedimento serve para cumprir uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social, que pede para que famílias unipessoais, ou seja, compostas apenas por uma pessoa, sejam atendidas através de visitas domiciliares. Feita essa triagem, esse grupo é liberado para que o fluxo de atendimento das outras famílias seja mais rápido.
“O Ministério determina que as famílias unipessoais sejam atendidas, exclusivamente, por visitas domiciliares. Essa triagem serve para que essa família não fique presa o dia todo até descobrir que ela será atendida de outra forma. Então, a gente está fazendo o processo em duas frentes: atualização para quem precisa e requisição para visita domiciliar para quem deve ser atendido nas visitas”, disse a coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamila Oliveira.
“Nós estamos ofertando o maior número de senhas na história dos mutirões de atualização do Cadastro Único de Campos. É fundamental que a família não esqueça os documentos originais para que o atendimento seja realizado. Mesmo com a previsão de início de atendimento às 9h, hoje abrimos antes desse horário e garantimos o atendimento das 800 famílias”, finalizou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, explica que o Mutirão de Atualização do Cadastro Único é importante para que programas como o Cartão Goitacá e o Bolsa Família sejam mantidos, mas lembra que o critério de permanência também obedece ao cruzamento de informações feito pelas equipes técnicas após a atualização dos dados.
O Cadastro Único atualizado permite que as equipes técnicas dos CRAS tenham informações mais claras sobre a atual situação daquela família, como mudança de composição familiar, troca de endereço, troca de escola dos filhos, entre outras informações. Independente do programa, a atualização é uma determinação do Governo Federal. No caso do Cartão Goitacá, segundo a lei que estabeleceu o programa, o CadÚnico precisa ser atualizado, mas, além da atualização, são realizadas avaliações após esse procedimento para que seja avaliada se aquela família se mantém dentro dos critérios de elegibilidade do benefício”, explicou o secretário.
Debora Gomes, do Parque Prazeres, aproveitou o Mutirão para atualizar as informações da filha de 17 anos. “A minha filha vai entrar com pedido do programa Pé-de-meia, então o Cadastro Único precisava ser atualizado. Eu estou muito feliz de ter sido atendida, porque eu sempre lutei para dar o melhor à minha filha. Agora, com tudo atualizado, a gente vai dar início ao processo”, contou.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA - Para ser atendido, o titular do CadÚnico deve ficar atento às documentações necessárias, que são as mesmas para o atendimento de atualização comum do Cadastro Único: identidade e documento com foto do titular familiar e de todos os moradores, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e declaração escolar para os componentes de 4 a 17 anos. No caso desta última exigência, a declaração escolar, uma equipe da Educação está presente no mutirão para a emissão do documento. Não é necessário levar cópia desses documentos.
AGENDAMENTO SUSPENSO - Em razão do Mutirão de Atualização do Cadastro Único no Centro, Guarus e Baixada Campista, o agendamento aberto pelo site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social será suspenso em algumas sextas-feiras.
CONFIRA O CRONOGRAMA DE AGENDAMENTO EM ABRIL:
Sexta-feira, 4 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte
Sexta-feira, 11 de abril: abre agendamento apenas para o dia 14 de abril (segunda-feira)
Sexta-feira, 18 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte.
Sexta-feira, 25 de abril: abre agendamento apenas para o dia 28 de abril.