Cerca de 2.400 pessoas foram atendidas na primeira semana do Mutirão de Atualização do Cadastro Único do mês de abril. Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, a ação foi iniciada na quarta-feira (2) e foi concluída nesta sexta-feira (4) no ginásio da Fundação Municipal de Esportes (FME). Por dia, foram disponibilizadas 800 vagas, que foram atendidas em sua totalidade. Nos dias 15 e 16, a ação será realizada na Vila Olímpica Waldir Pereira, no Parque Guarus. Já nos dias 29 e 30, o mutirão será voltado para os moradores da Baixada Campista, em local que ainda será definido.
Moradora do Parque Aurora, dona Maria Elisa Gama foi atendida no último dia do mutirão e elogiou o atendimento recebido. Com o CadÚnico atualizado, ela só precisará atualizar novamente em 2027. “O rapaz que me atendeu foi muito educado. Eu fui maravilhosamente bem atendida. Estou saindo com tudo resolvido e só volto em 2027”, disse a aposentada.
O Cadastro Único é a base de dados utilizada pelo Governo Federal para integrar informações sobre as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, explica que a atualização é necessária quando o registro estiver vencido há mais de dois anos ou se houver mudança em seus dados. Ele reforça a importância de buscar a atualização assim que o prazo for esgotado ou quando a família for convocada.
“O mutirão visa facilitar a vida das pessoas que há mais de dois anos estavam com o cadastro desatualizado. A gente tem o agendamento no site e, paralelamente, a gente faz os mutirões para agilizar esse processo. Não deixem para a última hora. Se chegou o momento de atualizar o Cadastro Único, nos procure, seja com o agendamento para atendimento nos CRAS ou pelos mutirões, para que a situação seja regularizada”, alertou o secretário.
Em fevereiro, dois mutirões foram realizados pela Prefeitura, com uma média de 3 mil atendidas. Com o Mutirão de Atualização do Cadastro Único realizado na FME, a coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamila Oliveira, considera que a ação foi um sucesso, tendo um recorde de oferta de vagas, sendo 800 por dia.
"Depois da implementação do novo sistema, a gente viu que esse mutirão é gigantesco, de 800 vagas por dia. A gente cumpriu o que foi comunicado e atendeu todo mundo que compareceu. Então, o balanço é muito positivo. Nos primeiros mutirões de fevereiro, a gente realizou 3 mil atendimentos, e só nesses três dias, a gente atendeu de 2.400 a 2.500 famílias nesse mutirão. Eu gostaria de enfatizar que essa não é a última ação, porque outras ainda serão realizadas ainda neste mês de abril, sendo no Parque Guarus e na Baixada. Além disso, ao longo do ano faremos mutirões territorializados para que, de forma prioritária, a família do território consiga estar mais perto desse mutirão e ser atendida e aí com vagas proporcionais a cada território”, explicou a coordenadora.
AGENDAMENTO SUSPENSO - Em razão do Mutirão de Atualização do Cadastro Único que será realizado em Guarus e Baixada Campista, o agendamento aberto pelo site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social será suspenso em algumas sextas-feiras.
CONFIRA O CRONOGRAMA DE AGENDAMENTO EM ABRIL:
Sexta-feira, 11 de abril: abre agendamento apenas para o dia 14 de abril (segunda-feira)
Sexta-feira, 18 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte.
Sexta-feira, 25 de abril: abre agendamento apenas para o dia 28 de abril.