A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou, nesta segunda-feira (7), a Campanha de Vacinação Contra a Influenza para os grupos prioritários. A abertura oficial aconteceu no Centro Municipal de Imunizações, entretanto, o imunizante está disponível em 40 salas de vacinação distribuídas pelo município, incluindo o Vacina Drive, que atende por agendamento.
O subsecretário de Vigilância em Saúde (SUBVS), Charbell Kury, comandou a abertura da vacinação, a qual considera uma das estratégias mais importantes em termo de saúde pública, visto que essa é uma doença extremamente prevalente no período de outono/inverno, que leva muita gente, principalmente pessoas imunossuprimidas e com necessidades especiais, como idosos, crianças e gestantes, a quadros graves. Na ocasião, Charbell também aproveitou para tomar a sua dose da vacina.
“Ano passado resolvi tomar a vacina um pouco depois do início da campanha e tive uma gripe que me deixou cinco dias de cama. Então, este ano já estou tomando a minha dose. Não podemos brincar com risco”, relatou.
Ainda segundo o especialista, o vírus da gripe é, na verdade, uma porta de entrada para processos infecciosos como sinusite, otite, pneumonia e outras complicações severas que podem levar a bacteremias e sepse, com internações em CTI, como, por exemplo, em 2019 quando casos de H1N1, uma influenza que causou a morte de gestantes e idosos. “Então, nosso pedido é para que pais levem seus filhos para se vacinarem, que idosos e adultos se vacinem, principalmente os grupos de maiores riscos, pois a gente sabe o quanto a gripe é devastadora, o quanto nos deixa de cama mais do que qualquer outra virose”, disse o subsecretário.
Charbell alerta para os quadros de miosite (tipo de inflamação muscular) que vêm sendo registrados desde o início de março, principalmente em crianças. “A miosite é uma inflamação muscular que tem levado principalmente crianças à internação. Felizmente, temos uma vacina com pelo menos 60% a 80% de eficácia que vai fazer com que a gente reduza as internações, hospitalizações em CTI e, consequentemente, óbitos. Além disso, a vacina da gripe tem um papel anti-inflamatório, ou seja, pessoas cardíacas que tomam a vacina têm menos eventos de infartos porque ela tem essa ação anti-inflamatória. A vacina da gripe além de ser de graça, é um presente para ajudar você a viver mais tempo”, ressaltou.
Neste ano, a vacina usada na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul: H1N1, H3N2 e B (linhagem Victoria), por isso é necessária a renovação da dose a cada ano.
Manoel da Silva, de 75 anos, recebeu a vacina e ainda mandou um conselho para a população. “É importante tomar a vacina, ela não dói nada. Todo ano eu tomo e todos que não querem ficar doentes devem tomar”, disse o aposentado.
Já Maria Clara Gomes dos Santos levou os três filhos: Enzo Gabriel, 7 anos; Luiz Felipe, de 5 anos; e Caio, de 2 anos, para serem imunizados. “Sempre trago eles para tomar as vacinas aqui. Hoje aproveitei para fazer a da gripe e outras da rotina que já estavam no prazo. Agora estão todos protegidos”, disse.
Para se vacinar, o usuário deve comparecer à unidade de saúde mais próxima com documento de identificação, CPF ou Cartão do SUS e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros). Para saber os locais e horários de vacinação clique
AQUI ou acompanhe pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura.