Professores do projeto de Computação e Matemática já podem se inscrever para a capacitação Uso da Plataforma Scratch: Possibilidades e Projetos no Ensino Fundamental. O curso vai acontecer no dia 14 de abril, às 13h, na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) e vai ser ministrado pelas professoras Natália Sobrinho e Mychelle Mérida. Para se inscrever e obter mais informações basta entrar no
Sipae.
O Scratch é uma plataforma gratuita de iniciação à programação criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que permite a criação de animações, histórias interativas e jogos de forma intuitiva. Ele utiliza um sistema de blocos coloridos que se encaixam como peças de quebra-cabeça, facilitando o aprendizado da lógica de programação sem a necessidade de escrever códigos complexos.
Ele é amplamente usado na educação, especialmente no Ensino Fundamental (a partir dos 8 anos), pois auxilia no desenvolvimento do pensamento computacional, criatividade e na resolução de problemas. Ademais, pode ser integrado a diversas disciplinas, além de contribuir para o letramento e a alfabetização, pois incentiva a criação de narrativas e o uso da linguagem escrita em um contexto interativo e lúdico. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, ressaltou a importância da capacitação.
“É uma plataforma de linguagem de programação visual que permite criar jogos, animações, histórias interativas e outras produções. É uma ferramenta intuitiva e fácil de usar, especialmente para crianças e novatos. Em vez de digitar linhas de código, os usuários constroem programas juntando blocos gráficos. Com certeza vai ser muito útil para tornar as aulas mais atrativas e agradáveis”, explicou o secretário.
Natalia Sobrinho é professora da rede municipal, com atuação nos Espaços de Tecnologias Digitais, Robótica e na coordenadora do Projeto de Computação na Coordenação de Tecnologias Digitais. Ela também é mestranda em Ensino e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (IFF).
Natália adiantou que a proposta é explorar o Scratch como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento do pensamento computacional e da criatividade nas salas de aula. Ao longo do curso, os participantes vão conhecer os principais recursos da plataforma, entender como criar histórias interativas, jogos e animações e discutir estratégias para integrar esses projetos ao currículo escolar, em especial para atuação na disciplina de Matemática e no Projeto de Computação.
“Almejamos que os professores participantes saiam do curso com ideias práticas para aplicar com seus alunos. Mais do que ensinar programação, queremos mostrar como essa ferramenta pode contribuir em várias dimensões e áreas do conhecimento, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo. Esperamos que seja um espaço de troca, colaboração e novas descobertas”, disse Natália.
Já Mychelle atua como orientadora no espaço de tecnologias digitais. É pós graduada em Robótica Educacional, em Games e gamificação na educação, além de ser graduada em Ciências Biológicas.
“Minha expectativa é que através da capacitação os professores possam usar o Scratch como uma ferramenta Pedagógica de forma eficaz em sala de aula, promovendo o pensamento computacional e estimulando a criação de projetos interdisciplinares de forma lúdica, preparando os alunos para um mundo cada vez digital”, finalizou Mychelle.