Foi realizado nesta terça-feira (8), no Teatro Trianon, o 1ª Seminário Criança Feliz, com o tema “Os desafios da primeira infância no SUAS”. O evento teve como objetivo celebrar os dois anos de implantação do Programa Criança Feliz (PI-SUAS) em Campos e contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira, da Promotora de Tutela de Justiça Coletiva da Infância e Juventude, Anik Rebello, e da coordenadora estadual do PI-SUAS, Marcela Dias.
Executado no município através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, o Criança Feliz é um programa federal voltado para atender a primeira infância, contemplando gestantes, crianças de 0 a 3 anos e de até 6 anos para pessoas com deficiência. Através de visitas domiciliares, os visitadores do programa acompanham e estimulam o desenvolvimento infantil através do brincar e a interação familiar. Desde sua implementação, o Criança Feliz já realizou mais de 75 mil visitas domiciliares.
Em sua fala, a primeira-dama do município, Tassiana Oliveira, destacou a importância do evento para debater temas importantes sobre a proteção das crianças e ampliar os conhecimentos sobre a primeira infância.
“Eu digo que não só como primeira-dama, mas como cidadã e como mãe, é muito bom a gente saber que o município pode oferecer, através do Programa Criança Feliz, de outros programas e secretarias, até mesmo governos estadual e federal, meios de promover que as crianças cada dia mais tenham uma infância digna, porque todas elas merecem. E o Criança Feliz faz esse trabalho com excelência, porque tem esse cuidado especial, que busca não só o desenvolvimento físico, mas também o afeto, o carinho. A gente sabe o quanto é difícil entrar em um lar, conquistar uma família, e o Criança Feliz, através dos seus profissionais, que sempre oferecem um olhar sincero, um acolhimento, conseguem”, disse Tassiana.
Também presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, parabenizou o empenho de toda a equipe do programa e da coordenadora municipal, Luciana Abreu.
“Falar da primeira infância é algo que me toca muito, por eu ter vivido e conhecido de perto, enquanto fui conselheiro tutelar, a realidade de violação de direitos de muitas crianças. O Programa Criança Feliz não é um programa fácil de executar, mas ele dá resultados, a gente vê na ponta que ele faz a diferença na vida das famílias atendidas. E sem a Luciana, nossa coordenadora municipal, esse programa não aconteceria. Então eu a parabenizo pela dedicação desde o primeiro momento e toda a equipe de visitadores e supervisores do Criança Feliz, que desempenham um papel extremamente delicado, sendo um trabalho pelo qual eles se tornam amigos das famílias, uma parte integrante da família, e que faz essa interlocução com o governo. E, em breve, vamos lançar um novo processo seletivo para o Criança Feliz, para a gente dar continuidade a esse serviço no município”, explicou Rodrigo.
O seminário, que contou com a presença, na plateia, de equipes do Criança Feliz de diversos municípios vizinhos, como Itaperuna, Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana e São Francisco de Itabapoana, foi aberto com uma apresentação musical dos componentes da banda da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos, Edilson Cruz e Marcelo Miranda.
Na sequência, a promotora de Tutela de Justiça Coletiva da Infância e Juventude, Anik Rebello Assed, ministrou a primeira palestra, com o tema “Marco Legal da Primeira Infância (Lei n° 13257/2016)”. A promotora parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Criança Feliz no município. “O nosso papel, muitas vezes, não permite que a gente veja o resultado das nossas ações, e a gente tem que tentar satisfazer e se motivar com a semeadura mesmo. Então, parabéns a todos que, no dia a dia, apesar de todas as dificuldades, seguem semeando com ânimo e com a certeza de que impactando nessa fase inicial da vida estão promovendo impactos por gerações.”
O evento contou ainda com uma apresentação das crianças integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e com a palestra “A Importância do Brincar para o Desenvolvimento Infantil”, ministrada pela psicóloga Priscila Paes. A assistente social e coordenadora municipal do Criança Feliz, Luciana Abreu, apresentou a “Trajetória da Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz em Campos dos Goytacazes”.
“É um prazer estar aqui hoje e ter organizado um evento que fala sobre a primeira infância e sobre a importância dela, principalmente no SUAS, com as nossas famílias em vulnerabilidade social. E eu gostaria de agradecer muito a presença de todos os participantes, muitos colegas de municípios vizinhos que estão presentes, e agradecer a oportunidade aos gestores municipais, tanto o secretário Rodrigo, como o prefeito Wladimir Garotinho, pela oportunidade de trabalhar a primeira infância em Campos”, disse a coordenadora.
Para a estudante de serviço social, Eduarda Barreto, o evento atendeu as expectativas. “Eu achei o seminário muito explicativo. A primeira infância é uma área em que eu quero muito atuar. Então para mim foi muito relevante estar aqui durante essas quatro horas e meia, absorvendo conhecimento”.
Também prestigiaram o evento a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Graziele Gonçalves; a diretora municipal do SUAS, Aline Giovaninni; a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Mericelly Vilela; e a coordenadora geral dos CRAS, Verônica Rocha. O Seminário foi finalizado com a apresentação musical da Banda Sinfônica Hermes Cunha, composta por alunos da Ong Orquestrando a Vida.