A Prefeitura de Campos será uma das participantes da premiação “Sala do Empreendedor – Referência em Atendimento”, nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Sebrae, é um reconhecimento aos municípios fluminenses que se destacam no serviço de atendimento aos pequenos e microempresários nas Salas do Empreendedor.
Em 2024, Campos ocupou o primeiro lugar entre as Salas do Empreendedor do estado do Rio de Janeiro, com mais de 11.237 atendimentos. Somente este ano, do início de janeiro ao dia 7 de abril, já foram 3.112 atendimentos. Entre 2021 e 2024, houve um aumento de 33% no número de Microempreendedores Individuais (MEIs) no município.
Em Campos, a Sala do Empreendedor é chamada de Espaço do Empreendedor e é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. No governo do prefeito Wladimir Garotinho, várias ações foram adotadas para ampliar e otimizar sua atuação. Além de melhorar a qualidade no atendimento, concentrar diversos serviços num só local e criar um núcleo no Farol de São Tomé, o Espaço do Empreendedor ampliou a oferta de serviços aos empreendedores durante o ano. Em 2024, o município foi contemplado com o Selo Prata do Sebrae.
Um dos pontos altos do sucesso foram as capacitações sobre temas de interesse. Ao longo do ano, o Espaço do Empreendedor promoveu o ciclo de palestras “Empreender e Crescer: O Caminho para o sucesso”. Os microempreendedores individuais (MEIs) aprenderam sobre temas como organização de ideias, planejamento de abertura de uma empresa, utilização de mídias digitais, emissão de nota fiscal, utilização de sistemas eletrônicos de pagamento e faturamento, capital de giro e organização de fluxo de caixa. Promoveu também eventos durante a Semana do Empreendedor, além de palestras semanais para os novos MEIs.
“A gestão do prefeito Wladimir Garotinho tem adotado uma estratégia clara e assertiva de apoio aos microempreendedores. Sabemos que, no Brasil, a taxa de mortalidade dos MEIs ainda é alta, muitas vezes por falta de preparo técnico, gestão ou orientação adequada. Por isso, qualificar esses profissionais é nossa prioridade”, observa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva.
Ao investir em capacitação, a Prefeitura não apenas fortalece esses negócios, mas também fomenta a geração de emprego e renda no município. “Um MEI fortalecido tem mais chances de crescer, contratar e movimentar a economia local. É dessa forma, com planejamento e foco no desenvolvimento sustentável, que estamos construindo um ambiente mais favorável ao empreendedorismo em Campos”, destaca o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust.
O Espaço do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em dois endereços: nos altos da Rodoviária Roberto Silveira e na praça ao lado da Rodoviária do Farol. Antes de se formalizar, o MEI assiste a uma palestra com uma analista do Sebrae, onde conhece seus direitos e deveres e pode tirar dúvidas.
“Acredito que o reconhecimento pelo trabalho de atendimento do Espaço do Empreendedor ajuda a motivar os colaboradores a se comprometerem em prol dessa premiação, que é de grande importância para Campos”, comenta a chefe administrativa da secretaria, Laryssa Batista. “O trabalho em equipe é fundamental para alcançar bons resultados. Quando um grupo une forças a fim de alcançar um objetivo, isso impulsiona o crescimento individual e principalmente o coletivo, que é o nosso maior foco”.