A “Blitz da Saúde: nós gostamos de cuidar de você!”, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Hospital Geral ProntoCardio, levou diversos serviços e informações sobre saúde para quem passou pela Praça do Santíssimo Salvador, área central da cidade, nesta quinta-feira (10). O evento fez parte da programação do Dia Mundial da Saúde, celebrado no último dia 7.
Em tendas montadas estrategicamente no coração da cidade, a população teve acesso à aferição de pressão arterial e glicemia, pesagem, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), orientação nutricional, importantes componentes no controle da de doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes. Teve ainda vacinação de rotina, gripe e covid-19.
“Estava passando, via a movimentação e resolvi parar. Acho muito legal esse serviço. Fui diagnosticada com câncer de mama no início de 2013 e fiz todo tratamento pelo SUS. Faço acompanhamento, mas depois da doença, meu organismo não é mais o mesmo então tenho que cuidar”, disse Norma de Souza, de 65 anos, a moradora do Jockey Clube.
A importância de ações como essa também foi percebida por Sônia Maia Monteiro, de 71 anos. “Sair de casa para resolver outras coisas e chegando aqui consegui saber como estava a pressão e a glicose. Minhas taxas estão boas, mas ação como essa pode ajudar a controlar muitas doenças. Isso é muito importante”, disse.
Os serviços da Vigilância Sanitária (VISA) também atraíram o público. Entre eles estavam orientação sobre como a população pode sair da clandestinidade e fazer a adesão ao Microempreendedor Individual (MEI), sobre as formas de regularização junto a Vigilância, testes que apontam a qualidade do ovo e se mel está fraudado, alerta sobre o leite da roça (clandestino e perigoso), demonstração dos selos de inspeção, além de jogos educativos para as crianças, que ainda recebem um mimo pela interação.
“Ensinamos tudo isso de uma forma lúdica e didática. As crianças adoram brincar pois são jogos de memória, de certo ou errado, e ganham bala, brindes e isso é uma forma fácil de estar multiplicando conhecimento em relação a Vigilância Sanitária, além de desmistificar um pouco a informação de que a Vigilância é simplesmente um órgão punitivo, o que não é. Nós somos um órgão educativo”, explica a assessora da Visa, Vera Cardoso de Melo.
Durante o evento teve ainda orientação e encaminhamento de paciente para o Programa de Controle de Tabagismo; saúde mental; saúde bucal com distribuição de kit odontológico, brindes ofertados pelo ProntoCardio, distribuição de preservativo feminino e masculino, gel lubrificante e folders informativos sobre sífilis, HIV e hepatites virais pelo Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), além de apresentação de capoeira com Nação Goitacá, por intermédio da Fundação Municipal de Esporte (FME).
A diretor de Programas Especiais da Secretaria de Saúde, Francielle Oliveira falou sobre a iniciativa. “A cooperação entre o setor público e a iniciativa privada na área da saúde configura-se como uma estratégia fundamental para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados, o estímulo à inovação e a atuação eficaz diante de cenários críticos. Tal parceria possibilita a implementação de programas preventivos, campanhas de vacinação e ações voltadas à promoção da educação em saúde”.