Mais um trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino foi reconhecido em sua qualidade. Trata-se do artigo científico “Reflexões acerca do Pro-Leei em Campos dos Goytacazes - Rj: o que dizem as professoras?”, submetido e aceito no 1º Congresso de Educação Interdisciplinaridade e Práticas Escolares. O evento foi realizado de 10 a 12 de março deste ano em Florianópolis.
O trabalho foi escrito pelos servidores da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Victor da Penha Miranda, Layla da Conceição Rangel Constantino, Paula Gomes de Souza, Cristiane Angélica Justino da Conceição e Regina Auxiliadora Lannes Barreto Pereira; e foi encaminhado, ainda, para publicação na Revista EPISTIMONIKI: Revista de Educação, Práticas Interdisciplinares e Inovação Científica.
De acordo com Layla, que é articuladora municipal de Gestão e Formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) é uma das iniciativas do CNCA, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), que incentiva, valoriza e fomenta a formação continuada no sentido de cooperação técnica e produção científica para o fortalecimento de práticas pedagógicas destinadas ao desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita na educação infantil.
A construção do artigo, segundo ela, foi uma elaboração reflexiva conjunta, a partir das vivências das próprias professoras cursistas da Rede Municipal de Ensino, de suas práticas partilhadas nos encontros do Percurso Formativo Pro-LEEI no ano de 2024.
“Tivemos, no ano passado, 400 professores inscritos e 320 professores certificados ao final de 8 meses de curso. Esse ano, o Pro-LEEI tem a projeção de acontecer a partir de maio, atendendo dez turmas de professores cursistas atuantes nas salas de Educação Infantil de nossa Rede”, informou Layla.
O estudo apresentado aborda a relevância da formação continuada de professores da educação infantil para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita na primeira infância, destacando o Programa LEEI, implementado em Campos no ano de 2024, com encontros quinzenais e a participação de docentes, visando ao aprimoramento dos saberes dos professores sobre o desenvolvimento da linguagem das crianças.
“Este estudo baseou-se nas reflexões de Madalena Freire (1983) e Nelly Coelho (2000), entre outros autores, e suas relações com os estudos da linguagem ao considerar o ensino como um processo dinâmico, cultural e histórico. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa e de estudo de caso, analisando os impactos do programa por meio de depoimentos das professoras-cursistas e a análise de atividades como tertúlias literárias a partir de obras com as de Clarice Lispector e Conceição Evaristo, entre outros escritores”, detalhou.
A pedagoga Regina Lannes também comentou sobre o assunto e disse que fazer parte do CNCA foi muito importante. “Ainda em 2024, apresentei um banner num Congresso Internacional. Mas ao longo do ano passado, no meio de muito trabalho, recebi um diagnóstico de câncer. Precisei me afastar para me cuidar e, para quem sempre trabalhou muito, a parada repentina me impactou. Agora, bem no início de 2025, surgiu a oportunidade de apresentar on-line esse artigo científico que foi escrito por nós cinco simultaneamente e foi muito importante continuar como parte de um grupo que ama a Educação. Mesmo com meu cronograma de saúde, incluindo cirurgia e sessões de quimioterapia, os momentos da escrita, da reflexão coloriram meus dias mais pesados e aqueceram meu coração com o sentimento de pertencimento. Acredito que este será um trabalho inesquecível porque foi gerado num momento muito difícil. Mas eu não estava isolada, a minha vida profissional continuou a acontecer. Me manter ativa faz toda a diferença no processo de cura. A minha vida continua acontecendo, pulsando, estou produzindo conteúdo científico”, comentou.