Notícia no detalhe
Atendimento no Programa para Ostomizados e Hemodializados
Cerca de 1.200 pacientes são atendidos no Programa de Atendimento a Pessoa Ostomizada e Hemodializada, por mês, na sede, localizada na Rua Gil de Góis, 108, no Centro. Segundo informações do coordenador, Gustavo Morgade Araújo, a unidade ainda é referência para pacientes do Norte e Noroeste Fluminense e distribuiu sonda uretral, bolsas de ostomias e derivados, além do atendimento com equipe multidisciplinar, composta por assistente social, enfermeiro, estomaterapeuta, psicólogo, proctologista e clínico geral e farmacêutico.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, “o programa proporciona assistência aos pacientes usuários de sonda e cateteres e aos que foram submetidos a ostomias intestinais - intervenções cirúrgicas com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo, como a colostomia, com implantação de uma espécie de bolsa coletora de fezes”.
O coordenador explica que o programa oferece acompanhamento clínico, avaliação após cirurgia e cirurgias de reconstrução. “Oferecemos toda assistência pré e pós-cirurgia realizada no Hospital Escola Álvaro Alvin (HEAA). Os usuários ainda têm acesso a uma farmácia vasta, com inúmeros medicamentos, na própria unidade”, completa.
No período de janeiro a julho deste ano, os números de atendimento contabilizam 3.269, entre enfermagem, 150; médico coloproctologista, 100; clínico geral, 366; psicologia, 141; serviço social, 412 e enfermagem, 2.100. “Além disso, registramos na farmácia da unidade 3.550 atendimentos nesse período, sete cirurgias de reconstrução de trânsito intestinal, 190 consultas marcadas externamente para cardiologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, urologista e nefrologista”, enfatiza.
Gustavo explica, ainda, que “os pacientes geralmente são encaminhados dos hospitais e clínicas ao programa, após procedimentos cirúrgicos ou não cirúrgicos, com a finalidade de darmos todo suporte, que já é ofertado na unidade do Centro da cidade desde 2004”.
Vida normal - Ostomizada há 10 anos, Vânia Cristina Coutinho Souza, 45 anos, utiliza os serviços ofertados pelo programa. Animada e sempre disposta, apesar do incomodo da bolsa coletora que usa diariamente, ela comenta que tenta levar uma vida normal. “Ando de bicicleta, tomo banho de piscina e até casei pela segunda vez, mesmo com a doença. No programa, utilizo tudo que eles me oferecem, desde os medicamentos gratuitos até o atendimento médico, com clínico geral e proctologista”.
A rotina é dura, mas ela confessa que já se acostumou. “Troco a bolsa coletora de três em três dias. No programa para meu tipo de cirurgia (colostomia) pego em média 10 bolsas coletoras/mês”, comenta lembrando que o programa carece apenas de um nutricionista.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















