A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social deu início, nessa terça-feira (15), ao segundo Mutirão de Atualização do Cadastro Único do mês de abril. A ação acontece até esta quarta-feira (16) na Vila Olímpica Valdir Pereira, no Parque Guarus. São 600 vagas por dia para que titulares do CadÚnico façam a atualização cadastral. Para o atendimento desta quarta, último dia do Mutirão no Parque Guarus, as vagas já foram preenchidas com as famílias remanescentes, ou seja, aquelas que não conseguiram senha nessa terça em função da grande procura.
O atendimento desta quarta-feira vai seguir com a abertura dos portões prevista para as 9h. Todos os titulares do Cadastro Único que receberam a senha para serem atendidos já estão com pulseiras de identificação, que constam o nome completo, CPF e horário marcado. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a medida humaniza o atendimento, evitando que as pessoas durmam na fila. No final do mês, nos dias 28, 29 e 30, o mutirão será realizado na Baixada Campista, no Clube Recreativo Goitacá.
“A nossa ideia é humanizar cada vez mais o atendimento. A gente tem essa expertise, já que o primeiro sempre tem bastante gente. Por isso, a gente resolveu fazer esse agendamento com as senhas que seriam distribuídas nesta quarta. Vamos diminuir bastante a possibilidade de as pessoas dormirem na fila, porque quem será atendido já está agendado, já está com pulseira e também identificado”, disse o secretário.
O atendimento de atualização do Cadastro Único está sendo direcionado às famílias que estão nas seguintes situações: CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; BPC bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados.
Denise da Silva, do Parque Presidente Vargas, é beneficiária do Bolsa Família. Ela procurou o mutirão para atualizar o seu Cadastro Único pela primeira vez. A dona de casa elogiou o atendimento. “O meu benefício não foi cancelado, porque eu também fiquei atenta ao prazo de atualização. Meus dados não mudaram, mas foi importante informar. Estou satisfeita, porque fui muito bem atendida“, disse.
O titular do CadÚnico deve levar os seguintes documentos: carteira de identidade de todos os moradores da residência (dentro da validade e em bom estado de conservação); CPF de todos os residentes; certidão de nascimento de crianças que não tenham documento de identidade; carteira de trabalho dos moradores da residência que tiverem o documento; e comprovante de residência. Não é necessário levar cópia, apenas as vias originais.
Foto: Éder Souza
AGENDAMENTO SUSPENSO — Em razão dos Mutirões de Atualização do Cadastro Único, o agendamento aberto pelo site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social será suspenso em algumas sextas-feiras.
CONFIRA O CRONOGRAMA DE AGENDAMENTO EM ABRIL
Sexta-feira, 18 de abril: abre agendamento normal para 24 e 25 de abril;
Sexta-feira, 25 de abril: não haverá agendamento para a semana seguinte em função do mutirão dos dias 28, 29 e 30 na Baixada Campista, além do feriado e recesso nos dias 1º e 2 de maio (Dia do Trabalhador);
Sexta-feira, 2 de maio: abre agendamento normal para a semana seguinte.