Notícia no detalhe
Tudo pronto para a Grande Mobilização Pró-Royalties
Está tudo pronto para que a população de Campos, da cidade e do interior possa participar nesta sexta-feira (23) da Grande Mobilização em Defesa dos Royalties do Petróleo, evento que dá oportunidade histórica para estudantes, donas de casa, trabalhadores, empresários, profissionais liberais e aposentados, exercer a cidadania, ao lutar pela manutenção dos royalties do petróleo. A mobilização foi organizada por entidades da sociedade civil organizada, e conta com apoio de órgãos da municipalidade como a Emut, a Guarda Civil Municipal e Secretaria de Saúde, que estarão com equipes de plantão na região do evento.
A Prefeita Rosinha Garotinho ressalta que "a mobilização é suprapartidária, não é um ato político de nenhum partido, e tem por objetivo defender o direito constitucional de recebimento dos roylaties, que é uma indenização paga aos municípios para compensar os danos ambientais e outros prejuízos causados à população".
O presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campos), Amaro Ribeiro Gomes, uma das entidades da sociedade civil que integra o movimento, defende que todos os segmentos da sociedade participem do ato, "por se tratar de uma luta na defesa de recursos, que promove o bem estar de todos, e que não é justo ser retirado pelo governo federal, de forma a ferir a Constituição da República. Estivemos juntos no início desta luta, estamos juntos e permaneceremos juntos, até no Supremo (SRF) se for necessário", declarou Amaro Ribeiro Gomes, presidente da ACIC.
Várias entidades e empresas fizeram adesão ao movimento, a exemplo das empresas de ônibus, que vão liberar funcionários para participar do ato na Praça São Salvador, bem como vão garantir a passagem gratuita para os moradores dos bairros até ao Centro a partir das 15h. As empresas que operam linhas nos distritos e localidades do interior vão transportar moradores do interior para o Centro a partir das 14h para dar a oportunidade de se manifestarem.
- Após o ato no Centro, as empresas também vão garantir a passagem grátis para o retorno, até uma hora depois da manifestação - informou o presidente da Emut, Paulo Mósso.
O secretário de Governo, Geraldo Pudim, analisa que "a Mobilização Pró-Royalties proporciona a todos moradores de Campos e da região Norte Fluminense participar de ato histórico, como fizeram nossos antepassados".
O secretário lembra que quando deputado federal, a pedido da prefeita Rosinha, impetrou Mandado de Segurança que evitou a aprovação da Emenda Ibsen, que já teria reduzido a receitas dos royalties, necessários para Campos e cidades produtoras para custear o crescimento das demandas sociais, como os gastos com a construção e manutenção de hospitais, unidades básicas de saúde, escolas e equipamentos, programas sociais, programas habitacionais (construção de casas para famílias de baixa renda).
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira