O Programa Municipal Startup Campos está concluindo neste mês sua terceira edição, com a formação de 14 novas startups que passaram por 18 meses de orientação intensiva e acompanhamento individualizado oferecido pela TEC Incubadora. O programa teve sua importância reconhecida ao longo dos anos e, recentemente, foi pauta de uma matéria publicada no Jornal O Dia.
O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, disse que o programa é essencial para dar suporte aos novos empreendedores. “O Startup Campos é um espaço criado para que novas oportunidades sejam criadas a cada dia, e que as ideias possam evoluir e amadurecer. O programa permite que os participantes avancem, cresçam e avancem em seus negócios. Fico muito feliz ao ver o programa tendo o reconhecimento que merece. Vamos trabalhar para que se desenvolva ainda mais ", disse o secretário.
De acordo com a gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo, a publicação reforça a narrativa institucional de que investir em startups é um caminho inteligente para o desenvolvimento econômico e social. E, ainda, valoriza a atuação do programa, destacando resultados concretos (como startups selecionadas para programas nacionais e internacionais), dá visibilidade pública ao Startup Campos, o que pode atrair novos parceiros, empreendedores e ampliar o apoio político e institucional e enfatiza o papel do poder público na promoção da inovação, demonstrando como o programa se insere na lógica da Tríplice Hélice (governo + universidades + setor produtivo).
Adriana reforçou ainda que as startups encerram o ciclo mais preparadas para enfrentar o mercado, com modelos de negócio mais maduros e estruturados.
Criado em 2019 e ampliado nos anos seguintes, o programa financia projetos empreendedores com perfil inovador por meio da concessão de bolsas mensais no valor de R$ 2.500 por um período de até 18 meses. As startups participantes, selecionadas via edital da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), ingressam na TEC Incubadora, que é uma incubadora de empresas de base tecnológica nascida em Campos há 18 anos, a partir da união de poder público, universidades e instituições regionais.
“Um novo edital está em fase final de elaboração e será divulgado ainda em maio, abrindo novas oportunidades para empreendedores inovadores que desejam ingressar na próxima edição do programa. Ao longo de três edições, 38 startups já participaram do programa, o que indica que todas foram incubadas ou pelo menos acompanhadas pela TEC Incubadora dentro da estrutura do programa”, informou Adriana.
A matéria, publicada pelo O Dia, cita que os resultados impressionam. “Uma das empresas foi selecionada pelo programa de aceleração Oi Osten, da Wadhwani Foundation, signatária da Giving Pledge, organização filantrópica norte-americana apoiada pelos bilionários Bill e Melinda Gates e Warren Buffet. Uma startup ingressou no programa de pré-incubação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A lista inclui, ainda, um café especial que foi selecionado entre os 150 melhores do Brasil. Apoiar a inovação é um caminho necessário — e sem volta”, diz o jornal.
O Programa Startup Campos visa fomentar a cultura inovadora e empreendedora no município, por meio da oferta de bolsas na modalidade de Desenvolvimento Tecnológico, que estimulem a criação de empresas de base tecnológica, em programas de incubação.