A obra de ampliação do Hospital Ferreira Machado (HFM) chegou a mais uma etapa importante nessa segunda-feira (14), com o início do fechamento das laterais da nova cobertura para ambulâncias. O espaço está sendo construído com estrutura metálica, o que garante uma execução mais limpa, rápida e integrada à fachada do pronto-socorro e ao estacionamento das ambulâncias.
Segundo o arquiteto da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Mateus Alves, a estrutura vai oferecer mais proteção e conforto para pacientes e equipes de resgate. “Agora estamos finalizando a instalação dos fechamentos laterais. Depois disso, entraremos com a parte de prevenção de incêndio, como a instalação dos sprinklers para eventuais emergências”, explicou.
Mateus detalhou que a cobertura abrange praticamente toda a área útil do estacionamento, beneficiando não apenas a entrada e saída das ambulâncias, mas também as vagas exclusivas destinadas às próprias. “Essa cobertura é muito importante para o paciente, principalmente em dias de chuva ou sol forte. Ela garante mais conforto e segurança no embarque e desembarque de pacientes, sem que precisem ficar expostos ao tempo. É uma estrutura que vai ajudar bastante, especialmente na emergência, onde a demanda é maior”, destacou o arquiteto.
Outras melhorias
A ampliação do HFM também já entregou outras melhorias. A nova recepção, com capacidade para atender até 80 pessoas, já conta com banheiros feminino e masculino adaptados para acessibilidade e com climatização central em fase final. “Toda a parte de climatização das salas e da recepção já foi iniciada, o piso e o gesso já estão prontos e a pintura está na fase final. Depois de tudo instalado, faremos apenas retoques para entregar da melhor forma possível”, completou Mateus.
O estacionamento para funcionários também está praticamente concluído, restando apenas a instalação dos postes de iluminação noturna. Além disso, o acabamento da rampa já foi finalizado, e toda a área externa já recebeu paisagismo com gramado.
Outro destaque é a nova guarita do HFM, que já está em pleno funcionamento. O espaço moderno conta com banheiro individual, sala de monitoramento com ampla visão da área externa e operação 24 horas por dia. A antiga estrutura foi demolida para melhorar o fluxo de veículos de grande porte, como os de coleta de lixo hospitalar.
“É uma melhoria que reflete diretamente na qualidade do atendimento e na organização interna do HFM”, destacou o diretor administrativo, Eduardo Gonçalves.
Para o responsável pela coordenação da portaria, Edson Silva Barnabé, a nova guarita representa mais conforto e segurança para a equipe. “Temos agora uma visualização melhor da entrada e saída de veículos e mais facilidade de contato com os doadores do Hemocentro”, contou.
O porteiro Anderson Soares também elogiou a estrutura. “Ficou ótimo. Temos um novo banheiro e uma infraestrutura muito melhor. A obra foi rápida e trouxe mais visibilidade para nosso trabalho”, disse.