O Ministério Público do Trabalho/RJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), vai premiar os alunos que desenvolveram as melhores atividades com a temática da erradicação do trabalho infantil, na rede municipal de ensino. Trata-se da etapa municipal do concurso ligado ao Projeto MPT na Escola 2025. A entrega da premiação acontecerá no dia 30 de julho, às 14h, na Escola de Formação dos Educadores Municipais (EFEM).
Os primeiros lugares de cada categoria serão premiados com um relógio smartwatch. O Projeto realiza ações visando à erradicação do trabalho infantil a partir da promoção de debates nas escolas públicas, junto aos alunos, professores e pais de estudantes do ensino fundamental. Em Campos, cerca de 4 mil alunos do 4° ao 9° anos participaram das ações.
De acordo com a coordenadora de Projetos da Seduct, Neidimar Abreu, os vencedores vão concorrer à etapa estadual do projeto. “Este ano, vamos concorrer em todas categorias: música, desenho, conto e poesia. O envolvimento das escolas vem aumentando com a temática do projeto MPT na Escola e isso faz com que o nível de consciência em dizer não ao trabalho infantil aumente em nossa rede de ensino. A cada ano, percebemos um engajamento maior por parte de educadores, alunos e familiares, que passam a compreender melhor os prejuízos causados pelo trabalho precoce e a importância da garantia dos direitos da criança e do adolescente”, disse Neidimar.
Por meio de atividades pedagógicas, concursos culturais, debates e ações interdisciplinares, o projeto fortalece a formação cidadã dos estudantes e promove uma cultura de proteção à infância. “Essa mobilização tem gerado impactos positivos não apenas dentro das salas de aula, mas também na comunidade em geral, despertando uma atitude mais crítica e ativa diante das situações de violação de direitos”, comentou a coordenadora.
Com o apoio de gestores escolares e da coordenação pedagógica, o MPT na Escola tem se consolidado como uma ferramenta fundamental para promover o conhecimento e a transformação social, reforçando o compromisso da escola com a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Além da temática que o projeto apresenta, os alunos participam de atividades interdisciplinares que ajudam na melhoria do processo da leitura e da escrita e potencializam os conhecimentos já apreendidos. “As propostas pedagógicas envolvem produções textuais, pesquisas, apresentações orais, trabalhos artísticos e debates, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da expressão criativa. Com isso, os estudantes não apenas aprofundam seu entendimento sobre os direitos da criança e do adolescente, como também fortalecem competências fundamentais para sua formação escolar e cidadã”.
Confirma
AQUI a música que irá concorrer à etapa estadual do projeto. O vídeo é de autoria de Maria Eduarda Barreto Cabral, com participação de Valentyna Maciel da Silva, Thayla Manual Faustino e Elisangela Teixeira Natividade, da Escola Municipal Leopoldino Maria.
ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO MPT NA ESCOLA – 2025
- Augusto Machado Viana
- Conselheiro Josino
- Albertina Azeredo Venâncio
- Branca Peçanha Ferreira
- Instituto Profissional São José
- Jacques Richer
- José de Azevedo
- José Giró Faisca
- Lions II
- Leopoldino Maria
- Lulo Ferreira de Araújo
- Manoel Coelho
- Manoel Ribeiro do Nascimento
- Mário Barroso
- CIEP Brizolão Maestro Villa Lobos
- Lídia Leitão de Albernaz
- Professor Paulo Freire
- Maria Antônia Pessanha Trindade
- Alcebíades Candiano
- Professor Carlos Bruno
- Sebastião Ribeiro de Deus
- Nossa Senhora Aparecida
- Santa Maria
- CIEP Brizolão 481 Arnaldo Rosa Viana
- Professora Wilmar Cava Barros
- Manoel Simões de Rezende.