Foi aberta oficialmente na noite dessa quinta-feira (31) a etapa municipal da V Conferência de Políticas para Mulheres, em Campos. A primeira-dama Tassiana Oliveira participou de uma das mesas de abertura do evento, que acontece até esta sexta-feira (1º) no campus antigo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) com apoio da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), o evento tem como tema "Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. O objetivo é reunir mulheres, representantes do poder público, comissões e entidades para discutir formas que fortaleçam a participação feminina na construção de políticas públicas.
A primeira-dama Tassiana Olivreira falou sobre a importância da Conferência, ressaltando que a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres foi a primeira pasta voltada para políticas públicas da mulher criada no município. Sua criação foi em 2021, ano do primeiro governo do prefeito Wladimir Garotinho. Junto com a SMPM foi criada, naquele mesmo ano, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista, porta de entrada para atender mulheres em situação de violência.
“Wladimir, logo no início do seu mandato, teve a sensibilidade de criar essa subsecretaria importante para reforçar ações de cuidado, mas também para criar e fortalecer o acesso às políticas públicas que possam defender as mulheres. Essa Conferência é uma oportunidade para apresentar nossa rede de apoio, mas também para fazer a escuta das demandas. É importante dizer, ainda, que o governo conta com o apoio de todos para juntos construirmos um futuro melhor para as mulheres e meninas da nossa cidade”, disse Tassiana.
No primeiro dia, duas mesas compostas por mulheres discutiram o tema central da Conferência. Entre as participantes, a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Josiane Viana; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Iara Alexandrino; a delegada titular da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher de Campos (Deam), Juliana Buchas; a reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Rosana Rodrigues; a Pró-reitoria de pesquisas do Instituo Federal Fluminense (IFF), Simone Vasconcelos; a subsecretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Grazielle Gonçalves; entre outras convidadas.
Durante sua fala, a subsecretária de Políticas para as Mulheres reforçou a importância da Conferência para exaltar os avanços alcançados no município e discutir temas que possam trazer ainda mais melhorias.
“Pela primeira vez, a gente viu a sensibilidade de um prefeito em montar um equipamento voltado para que a gente avançasse diariamente. Além disso, a Conferência acontece para que a gente consiga cada vez mais democratizar as políticas públicas voltadas para as mulheres. A gente teve uma perspectiva de trazer a interseccionalidade, a equidade de gênero e direitos como peça principal desse encontro”, disse.
Representando a secretária Estadual da Mulher, Heloísa Aguiar, a superintendente de Articulação Institucional da SEM-RJ e conselheira do CEDIM-RJ, Aline Inglez, destacou a participação das esferas governamentais na Conferência.
“É privilégio estar aqui, porque é uma oportunidade única de termos esse diálogo entre governo e sociedade civil para que a gente faça um balanço de todos os avanços em termos de política para as mulheres, mas também pensarmos juntas no que precisamos avançar. Tudo o que for decidido aqui, em âmbito municipal, vai ecoar no âmbito estadual é nacional”, destacou.
No segundo dia da Conferência, serão realizados debates e plenárias de onde sairão as propostas para a etapa estadual da Conferência de Políticas para Mulheres e, posteriormente, a V Conferência Nacional de Brasília, prevista para ser o final de setembro. Dezesseis delegadas que representarão o município de Campos na etapa estadual também serão escolhidas no final do dia. Além das discussões, apresentações culturais também farão parte da programação desta sexta, com a participação do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).