Notícia no detalhe
Logística reversa de pilhas alcalinas em Campos
Com a nova lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, foram criadas diretrizes de saúde pública e de proteção ao meio ambiente. Com isso, produtos como pilhas alcalinas ou não, quando forem inservíveis, não podem ser descartadas no lixo comum, a chamada logística reversa. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a responsabilidade pela destinação final, ambientalmente, adequada é do importador, comerciante e fabricante e é para eles que este material deve ser devolvido.
Zacarias destaca que o que regulamenta e o tipo de definição dos resíduos é a Resolução 401/208, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Aos cidadãos cabe dar a correta destinação ao produto e fazer a entrega nas lojas onde foi feita a aquisição de pilhas e baterias. É importante que a população não descarte estes produtos no lixo doméstico, porque, assim, determina a legislação, devido ao potencial poluidor.
Atualmente, cinco estabelecimentos comerciais estão preparados para receber o material e que, posteriormente, encaminham para as industrias que, por sua vez, destinam o material para reciclagem. “Elas recebem o material e enviam para São Paulo, onde há empresas que atuam na reciclagem deste tipo de material”, informou o secretário.
Veja aqui a relação das lojas onde a população pode depositar pilhas:
• Eletrônica Real - Rua Boa Morte esquina com Rua Gil de Góis - telefone (22) 27240260
• Eletrônica São Salvador - Rua Dr. Gesteira Passos, nº 38, Centro - telefone (22) 27330576
• Agência Correios Campos dos Goytacazes - Praça Santíssimo Salvador, nº 53 - Centro - telefone (22) 27331641
• Banco Santander - todas as agências de Campos dos Goytacazes
• Supermercardo Wal-Mart.Av. Nilo Peçanha,s/nº
• Agência da AMPLA-Rua Gov. Teotônio ferreira de Araújo,Centro
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta