A Cerimônia de Entrega das Premiações da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2024 acontece nesta sexta-feira (29), às 15h30, na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. Dez alunos da rede municipal de ensino serão premiados: nove com menção honrosa e um com medalha de bronze. O público-alvo é composto por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.
Isaac Gomes Vieira participou da competição quando estudava no 9º ano da Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha, e foi o medalhista bronze na etapa nacional. Ele também conquistou a medalha de Prata na Etapa Estadual. Atualmente, ele cursa Ensino Médio e Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).
“Eu não esperava que eu seria o único com medalha de bronze no município, porque eu pensei que teria mais gente, mas me vi um pouco surpreso agora com isso. Eu acho que aprender matemática é importante, porque praticamente você vai usar em tudo. Tudo que usa hoje em dia tem matemática, então, eu acho bem necessário aprender. É como se fosse ver o mundo de uma forma diferente. Eu fiquei um pouco surpreso, porque eu pensei que eu poderia, no máximo, tirar a regional, não esperava que tiraria a nacional. Ou menção, como eu já tirei menção no 8º ano. Eu acho que fiz bem melhor que no ano passado. No futuro eu vou fazer melhor ainda”, declarou o estudante.

A OBMEP, uma iniciativa do renomado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é a maior olimpíada científica do país. A cerimônia de premiação é um momento de coroação do esforço e da dedicação destes jovens e de seus professores, segundo o orientador do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP / IMPA), Alex Cabral.
“Para muitos destes medalhistas este evento é também a porta de entrada para o Programa de Iniciação Cientifica Jr. (PIC), que oferece aprofundamento no estudo da matemática e os introduz no ambiente da pesquisa”, disse Alex.
Para a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, a OBMEP valoriza o aprendizado, as experiências e dá oportunidade aos alunos que se dedicam mais. Além disso, abre a janela de oportunidades do país.
“Essa e outras olimpíadas são canais de estímulo ao aprendizado para que esses alunos possam prosseguir. Talento não tem pré-requisito, não tem pedigree, é das pessoas, independente da sua origem. Anualmente, temos dezenas de alunos participando e ganhando medalhas. Isso nos enche de orgulho e prova para eles mesmos o quanto são capazes”, declarou Tânia.
Alex lembrou que a primeira medalha de ouro conquistada por aluno de Campos foi em 2018. “Isso mudou a vida desse estudante e hoje ele está concluindo o doutorado. Não é somente um evento em que as pessoas buscam premiação, mas desejamos promover mudanças no contexto social dos alunos”, disse.
De acordo com a supervisora da Educação em Tempo Integral da Seduct, Ana Márcia Scot, a OBMEP é muito importante porque estimula os alunos a se interessarem pela matemática. “Quando eles são premiados, acabam estimulando outros estudantes a participarem. A cada ano eles se mostram mais ansiosos para fazer parte e, sem dúvida alguma, é uma atividade muito interessante que acaba despertando talentos que eles nem sabiam que tinham”, disse.
LISTA DOS CONTEMPLADOS EM 2024
Medalha de Bronze:
- Isaac Gomes Vieira Escola Municipal José do Patrocínio (Também recebeu Medalha de Prata na Etapa Estadual)
Menção Honrosa:
- Allyson Rocha Fernandes de Oliveira - E. M. Lulo Ferreira de Araújo -
- João Pedro Valença da Silva Chagas -E. M. Inic. Agrícola José F. M.Vasconcelos (Também recebeu Medalha de Bronze na etapa estadual)
- Józef Giovanini Correia Mello - E. M. Farol de São Tomé
- Paulo Eduardo Andrade da Silva - E. M. Maria Antônia Pessanha Trindade
- Murillo Moura Mérida - E.M. Profa. Olga Linhares Correa
- Marianna Carvalho dos Santos - E. M. Inic. Agrícola José F. M. Vasconcelos
- Lucas Assis Barboza - E. M. Maria Antônia Pessanha Trindade
- Nayara da Silva Nogueira - Escola Municipal Santa Terezinha
- Thayanne Viana Siqueira - Centro Educacional 29 de Maio.