A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania iniciou, nesta quinta-feira (28), mais um Mutirão de Atualização do Cadastro Único. Desta vez, a ação acontece na quadra da Escola Alcindor Bessa, no Turfe Clube, para famílias referenciadas Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Chatuba do Parque Aurora. O atendimento segue até esta sexta-feira (27) para todos os titulares do CadÚnico que retiraram suas senhas na quarta-feira (27).
As credenciais foram distribuídas para os dois dias de mutirão do CRAS Chatuba, que está direcionado às famílias de bairros que fazem parte do território como a própria comunidade da Chatuba, Parque Aurora, IPS, Parque João Maria, Parque Rosário, entre outros. O secretário Rodrigo Carvalho avalia que o primeiro dia de ação transcorreu com tranquilidade, já que as famílias foram atendidas com horário marcado. Ele também explica que mutirões agilizam o processo das famílias que estão com o cadastro desatualizado.
“A gente vem realizando mutirões ao longo do ano e, depois de algumas avaliações, algumas edições já são realizadas através de agendamento um dia antes do mutirão começar. Assim, as famílias não precisam dormir nas filas. Com as credenciais distribuídas, o atendimento nos dias de mutirão flui rapidamente, porque as pulseiras são marcadas com o dia e horário em que aquele titular deve comparecer para a sua atualização cadastral. Esse processo é de extrema importância para que benefícios e programas sociais sejam mantidos, porque o CadÚnico é a base de dados do Governo Federal para a concessão desses benefícios”, explicou o secretário.
Moradora do Turfe, Adriana Bastou foi atendida no primeiro horário desta quinta-feira, às 9h. Ela, que saiu com o CadÚnico atualizado, disse que a marcação facilitou o acesso.
“A marcação e a localização facilitaram o atendimento, na minha opinião. Eu vim ontem e consegui marcar logo no primeiro horário do primeiro dia. O atendimento das meninas foi excelente. Estou saindo cedo e com a situação resolvida”, disse a moradora.
FAMÍLIAS UNIPESSOAIS RECEBERAM VISITAS DOMICILIARES
Durante os mutirões, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gestão do Cadastro Único, identifica famílias compostas por uma pessoa, também chamadas de unipessoais, que precisam de atualização do CadÚnico. Seguindo uma orientação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), as entrevistas para coleta de dados devem ser feitas no domicílio do indivíduo. A coordenadora da Gestão do CadÚnico em Campos, Kamila Oliveira, explica que as ações acontecem durante todo o ano. Além disso, são realizados mutirões para atender esse público. Uma ação está prevista para a semana que vem.
“As visitas acontecem sempre, desde quando o MDS determinou esse procedimento, mas a cada dois meses a gente faz uma ação para agilizar essas visitas. Em mutirões como esse do Cras Chatuba, algumas famílias comparecem, mas o atendimento resulta em requisição de visita, porque elas se encaixam em famílias unipessoais. O entrevistador requisita o formulário, colhe o ponto de referência e endereço, e põe na rota de visita domiciliar. A família já sai da ação com a requisição feita”, esclareceu a coordenadora.