O prefeito Wladimir Garotinho inaugurou, nesta quinta (11), a ampliação e a reforma da Creche Escola Madre Teresa de Calcutá, em Travessão, em uma cerimônia que reuniu equipe escolar, autoridades e representantes da comunidade. As obras foram realizadas com estrutura modular, visando ampliar a oferta de vagas e melhorar a infraestrutura para as crianças e profissionais que atuam na unidade. A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e reforçou o compromisso do município com a educação infantil.
O prefeito ressaltou a prioridade do Executivo Municipal em investir na educação e em serviços que atendam diretamente a população. “Estamos investindo no futuro de nossas crianças. Só com obras que estamos realizando em creches, vamos abrir espaço para atendimento a mais três mil crianças”, disse.
Wladimir lembrou, ainda, que a creche foi a primeira de Travessão, inaugurada nos anos 90, o que foi reforçado pelo secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino. “Estas obras representam um passo concreto para ampliar o acesso à educação infantil de qualidade em Travessão”, acrescentou Suledil.
A ampliação incorporou seis novas salas de aula e a instalação de banheiros com chuveiros e vasos sanitários. Foram construídos ainda dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência, aumentando a acessibilidade do espaço. O uso de módulos pré-fabricados permitiu acelerar a obra e integrar as novas salas ao conjunto existente sem prejudicar as rotinas já em andamento.
Além da ampliação, o prédio original passou por uma reforma completa. O refeitório teve a área ampliada de 30 metros quadrados para 53 metros quadrados de modo a comportar o aumento do número de refeições diárias. Foram também reorganizados ambientes internos para a criação de novas salas de Direção, de Secretaria e a Sala dos Professores, espaços que antes não existiam na unidade e que agora melhoraram a gestão e as condições de trabalho.
A subsecretária de Ensino, Célia Maria Ferreira representou a Seduct no evento e avaliou que a união entre ampliação e reforma foi fundamental para garantir que o aumento de vagas viesse acompanhado de infraestrutura compatível com as necessidades pedagógicas e de acolhimento. Para ela, a nova estrutura irá contribuir “para uma rotina escolar mais organizada e para ações pedagógicas mais eficazes”.
A creche atendia cerca de 120 crianças e, a partir da entrega da ampliação e reforma, “agora terá sua capacidade ampliada para atender cerca de 150 estudantes”, conforme apontou o prefeito em seu discurso na inauguração.
Para a diretora Rejane Almeida Tavares, as obras garantiram que a creche conte com ambientes mais adequados para o desenvolvimento das crianças e mais conforto para as famílias da comunidade. “Hoje é um dia de comemorar e muito essa conquista para nossas crianças. Temos muito a fazer e agora com melhores condições para nossa atuação a favor de uma educação de qualidade”, disse a diretora.
A entrega da obra foi recebida com entusiasmo pelas famílias e pela equipe escolar e representou um avanço na capacidade de atendimento e na inclusão. Ao ampliar salas, criar banheiros adaptados e reorganizar espaços essenciais, a intervenção ampliou o potencial da creche para atender à comunidade de forma mais completa e humanizada, ao mesmo tempo em que melhorou as condições de trabalho dos profissionais da unidade.