Notícia no detalhe
HFM monitora risco de intoxicação por metanol e reforça alerta à população
Até o momento, não há registros em Campos, mas as unidades de emergência estão orientadas a notificar casos suspeitos
Nos últimos dias, os casos de intoxicação por metanol têm ganhado grande repercussão em todo o Brasil. Em Campos, no entanto, não há registro de atendimento, nem de pacientes com suspeita de ingestão da substância no Hospital Ferreira Machado (HFM), principal referência em urgência e emergência para toda a região Norte e Noroeste Fluminense, nem no Hospital Geral de Guarus (HGG) e no Hospital São José (HSJ). Ainda assim, as unidades de emergência já estão orientadas para identificar e notificar qualquer caso suspeito.
A direção do HFM reforça a orientação para que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa, principalmente as destiladas, já que o metanol é altamente tóxico e pode provocar sérios riscos à saúde. Utilizado industrialmente em solventes e produtos químicos, o metanol, quando ingerido, é transformado pelo fígado em substâncias que atacam o sistema nervoso central, podendo causar cegueira, insuficiência pulmonar e renal, falência de órgãos e até a morte, mesmo em pequenas quantidades.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HFM, Christiane Ramos, a situação é recente e está sendo acompanhada de perto pelas autoridades sanitárias.
“Essa questão vem sendo amplamente divulgada pelo governo federal e estadual, e deve ser considerada como um evento de saúde pública. Estamos seguindo todas as orientações emitidas em notas técnicas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. Nossa equipe está atenta e preparada para agir caso algum paciente com suspeita seja admitido na unidade”, destacou.
A coordenadora explicou que a notificação de possíveis casos deve ser feita de forma imediata. “A orientação é notificar imediatamente tanto o Município quanto o Estado, através do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), em duas frentes: uma para intoxicação exógena e outra para evento de saúde pública. A partir dessa notificação, inicia-se uma investigação que busca identificar a origem do produto consumido, num trabalho conjunto entre Município, Estado e Ministério da Saúde”, explicou Christiane.
O diretor clínico do HFM, Hugo Calomeni, acrescentou que as equipes já estão sendo preparadas para eventuais ocorrências. “Estamos alinhados às orientações do Estado e já providenciamos os exames e protocolos necessários para o atendimento dos casos suspeitos. Também estamos em contato com a presidência da Fundação Municipal de Saúde, com a Secretaria de Saúde e com a Prefeitura para definir medidas adicionais. Não falaria em surto, mas é possível que apareçam alguns casos, e precisamos estar prontos para agir com rapidez”, frisou.
Notificação Imediata
A preocupação com a intoxicação por metanol levou a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro a publicar, nessa quinta-feira (2), a Resolução SMS nº 6592/2025, que torna obrigatória a notificação imediata (em até 24 horas) de casos suspeitos ou confirmados. A medida segue a Portaria GM/MS nº 6.734, que inclui a intoxicação exógena por metanol na lista de eventos de saúde pública de notificação compulsória em todo o país.
Assim, diante da gravidade do risco, as autoridades reforçam a importância de que a população redobre os cuidados, especialmente evitando bebidas de procedência desconhecida, e procure imediatamente um serviço de saúde em caso de sintomas suspeitos.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/12/2025 22:44:19 Prefeito Wladimir inaugura obras do Bairro Legal no Parque Saraiva
- 06/12/2025 11:56:37 Secretaria de Obras avança com revitalização da Orla de Guarus
- 06/12/2025 10:35:43 Lean nas Emergências: funcionários do HGG emocionados em último encontro de 2025
- 06/12/2025 10:10:54 Presépio Vivo Itinerante: 19ª edição renova tradição, fé e emoção no Natal
- 06/12/2025 09:20:07 Hemocentro registra queda no estoque e reforça apelo por doações no fim do ano
Prefeito Wladimir inaugura obras do Bairro Legal no Parque Saraiva
0612 11h56Secretaria de Obras avança com revitalização da Orla de Guarus
0612 10h35Lean nas Emergências: funcionários do HGG emocionados em último encontro de 2025
0612 09h16Mais de 50% dos servidores já fizeram a Autoavaliação de Desempenho Funcional 2025
0612 09h20Hemocentro registra queda no estoque e reforça apelo por doações no fim do ano
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
5Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
6Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI






















