Notícia no detalhe
Quilombolas passam a contar com Plano de Equidade na Atenção Primária à Saúde
O plano contempla ações como campanhas conjuntas sobre saúde da população negra, saúde da mulher e prevenção de violências
A Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Programa de Assistência aos Assentados e Quilombolas (PAAQ), deu início, nessa semana, ao Plano Regional de Equidade, voltado para garantir assistência integral em saúde às sete comunidades quilombolas do município.
O plano contempla ações como campanhas conjuntas sobre saúde da população negra, saúde da mulher e prevenção de violências. Também prevê a definição de prioridades regionais, a capacitação das equipes da Estratégia de Saúde da Família para o adequado preenchimento do quesito raça/cor e o monitoramento das iniciativas desenvolvidas.
As ações foram definidas em reuniões que contaram com a participação de gestores da APS, representantes do PAAQ, do Comitê de Saúde Integral da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais (CSIPNPCT), além de coordenadores de UBSF, enfermeiros e médicos. A mais recente aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde, no dia 30 de setembro, com o objetivo de organizar a presença regular dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) junto aos moradores das comunidades quilombolas, fortalecendo a atenção primária no território.
A subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Xavier, destacou que o primeiro passo é garantir a presença dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos territórios, de forma a compreender as necessidades da população, identificar as demandas apresentadas e atuar na promoção da saúde, prevenção de doenças e desenvolvimento de ações educativas.
“Nossa proposta inicial é que os profissionais da ESF estejam inseridos nesses territórios, participando de atividades nas associações de moradores, escolas, praças e outros espaços de encontro coletivo. Ao mesmo tempo, buscamos assegurar uma assistência individualizada, por meio de visitas domiciliares e atendimentos direcionados às demandas que surgem dentro da comunidade”, explicou.
A coordenadora do PAAQ, Celeste Gomes, explicou que, agora, o programa está vinculado à Atenção Primária à Saúde e por isso a estruturação do plano para fortalecer o atendimento junto às comunidades quilombolas. “Estamos fazendo uma junção de esforços para trabalhar com as UBSF mais próximas dos quilombos e com os médicos da Estratégia de Saúde da Família. Dessa forma, o acesso fica mais tranquilo, e conseguimos direcionar o atendimento às pessoas da comunidade que mais precisam”, destacou.
Neste primeiro momento, o Plano Regional de Equidade vai contemplar as comunidades quilombolas do Sossego, Lagoa Feia, Conceição do Imbé, Aleluia, Batatau, Cambucá e também o quilombo urbano de Custodópolis. Além disso, diversos assentamentos serão incluídos na iniciativa, ampliando o alcance das ações de saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/12/2025 22:44:19 Prefeito Wladimir inaugura obras do Bairro Legal no Parque Saraiva
- 06/12/2025 11:56:37 Secretaria de Obras avança com revitalização da Orla de Guarus
- 06/12/2025 10:35:43 Lean nas Emergências: funcionários do HGG emocionados em último encontro de 2025
- 06/12/2025 10:10:54 Presépio Vivo Itinerante: 19ª edição renova tradição, fé e emoção no Natal
- 06/12/2025 09:20:07 Hemocentro registra queda no estoque e reforça apelo por doações no fim do ano
Prefeito Wladimir inaugura obras do Bairro Legal no Parque Saraiva
0612 11h56Secretaria de Obras avança com revitalização da Orla de Guarus
0612 10h35Lean nas Emergências: funcionários do HGG emocionados em último encontro de 2025
0612 09h16Mais de 50% dos servidores já fizeram a Autoavaliação de Desempenho Funcional 2025
0612 09h20Hemocentro registra queda no estoque e reforça apelo por doações no fim do ano
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
5Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
6Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI






















