Estudantes e profissionais da Seduct participam do Movimenta Sebrae no Macaé Summit

Estudantes de 14 escolas da Rede Municipal de Ensino, professores e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) participaram, na quinta-feira (24) e sexta-feira (25), do Movimenta Sebrae, que acontece no Macaé Summit esta semana. Trata-se de um evento itinerante realizado pelo Sebrae que reúne conhecimento, inovação, experiências práticas e oportunidades de networking para fortalecer pequenos negócios e empreendedores regionais.

Diversos ônibus da Seduct levaram alunos e profissionais da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, Ciep Wilson Batista, Ciep Clóvis Tavares, Escola Amaro Prata Tavares, EM Pequeno Jornaleiro, EM Iniciação Agrícola José Francisco Motta Vasconcelos – Rotary III, EM Branca Peçanha, EM José do Patrocínio, EM Professora Eleonora da Silva Pinto Viana, EM Nossa Senhora da Conceição, EM Dr Luiz Sobral, CE 29 de Maio, Ciep Maestro Villa Lobos e EM Maria Cordeiro Borges. Em busca de conhecimento e conexões, o público teve acesso a palestras, experiências interativas e diversas ações de apoio e oportunidades aos pequenos negócios. A programação prossegue até domingo (27).

O coordenador regional do Sebrae Rio, Guilherme Reche, afirmou que o evento está dando acesso às melhores palestras e oportunidades voltadas ao empreendedorismo. Segundo ele, o objetivo é favorecer para que todos tenham a chance de realizar bons negócios. “Nós realizamos um evento focado em empreendedorismo, inovação, tecnologia, em parceria com o Macaé, fazendo com que o Macaé Summit tivesse toda a infraestrutura do Movimenta Sebrae, focada também nos jovens, nos alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Universitário, para que eles tivessem experiências, imersões, conteúdos dedicados ao seu momento de vida, às suas tomadas de decisão e às suas escolhas de futuro. Foram temas modernos que, com certeza, farão com que eles possam aproveitar cada vez mais as oportunidades que o futuro do mercado vai trazer para eles. O que a gente quer é que eles sejam protagonistas em suas vidas, em suas escolhas. E a partir de bons conhecimentos, atitudes, comportamentos, que eles tenham cada vez mais sucesso e longevidade na sua carreira ou na sua escolha dentro do empreendedorismo”, declarou Guilherme.

O Movimenta Sebrae leva ao público palestras sobre inovação, finanças, inteligência artificial, marketing digital e educação empreendedora. As atividades se somam a espaços onde microempreendedores individuais, startups e pequenos negócios podem apresentar produtos, serviços e soluções, trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

Para a gerente de Popularização e Difusão da Ciência da Seduct, Carla Salles, participar do Movimenta Sebrae é uma oportunidade de ampliar os horizontes dos estudantes, aproximando-os de experiências, pessoas e ideias que podem transformar suas perspectivas sobre o futuro. Segundo ela, os alunos participantes integram o Programa Mais Ciência na Escola. “A participação dos professores também fortalece esse processo, levando novas experiências e conhecimentos para dentro das escolas. É assim que construímos uma educação que conecta nossos estudantes com o mundo e com as oportunidades que ele oferece”, comentou.

Aprovação

Professor de Arte no Ciep Wilson Batista, Arthur Miranda garantiu que os alunos amaram a experiência de visitar uma outra cidade. “Foi a primeira vez que isso aconteceu na nossa unidade de ensino. Em nome da nossa escola, posso afirmar que foi uma experiência super agradável e enriquecedora para os nossos 40 alunos que vieram monitorados por seis professores e a diretora Thatiana Barbosa. Os alunos participantes fazem parte do Mais Ciência na Escola”, disse.

A aluna Lavinia, da Escola Rotary III, opinou: “O evento está maravilhoso, incrível, amei, são muitas variedades incríveis. Dá pra fazer um monte de coisas diferentes, é muito legal! Teve animais, realidade virtual, jogos, etc. Eu recomendo vocês virem”.

A estudante Camilla, do Ciep Clóvis Tavares, disse estar bastante entusiasmada. “É um evento muito inovador, me permitiu aprender muitas coisas e faz a gente ver novas áreas, aprender coisas novas. Falou muito sobre inteligência artificial, sobre inclusão e sobre novas ciências que a gente têm que aprender”, afirmou.

Por Kamilla Uhl – Fotos: Alicio Gomes

Compartilhe:

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.