Notícia no detalhe
Serviço de Convivência do Jardim Aeroporto realiza mostra de atividades
Evento reuniu familiares de crianças e idosos participantes do SCFV, que acontece na Escola Municipal Marlene Henrique Alves
A unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Jardim Aeroporto, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC), realizou nessa quarta-feira (8) uma mostra de atividades para familiares dos assistidos. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos com crianças, adolescentes e os idosos, durante o mês de setembro, com destaque para a campanha Setembro Amarelo. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Marlene Henriques Alves, onde acontecem os encontros do SCFV.
A culminância das atividades desenvolvidas no mês de setembro contou com apresentações de dança, palestra e música. A unidade atende atualmente cerca de 40 crianças e adolescentes. Para a diretora de Proteção Social Básica da SMASC, Paloma Campos, a mostra reforça os vínculos de convivência entre famílias e comunidade e estimula mais interesse pelo Serviço de Convivência.
“Em nome do secretário Rodrigo Carvalho, a gente agradece às famílias por estarem presentes, prestigiando os filhos, porque sem elas não existiria serviço de convivência. Agradecemos à Secretaria de Educação e à direção da escola Marlene Henrique Alves, pelo espaço excelente, onde conseguimos realizar o serviço de convivência durante anos. Esse momento é de fortalecimento de vínculos, é um trabalho incrível que a equipe da unidade do Aeroporto desenvolve. Então, quando a gente chega aqui e vê um evento como esse a gente fica muito feliz”, disse Paloma.

Carmem Lúcia de Oliveira, mãe da Thaíssa, de 8 anos, que participa do SCFV há três anos, se emocionou com a apresentação da filha. “Eu achei tudo lindo, é sempre muito emocionante ver os nossos filhos se desenvolvendo. Gosto muito do trabalho do serviço de convivência, da equipe. A gente só tem que dar parabéns mesmo pelo trabalho e agradecer por momentos como esses”.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo, dessa forma, para o planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida. O enfrentamento das situações de vulnerabilidades é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários. São grupos prioritários indivíduos pertencentes à famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e pessoas com deficiência. Em Campos, o SCFV acontece nos territórios dos 15 CRAS do município, com 18 unidades que desenvolvem atividades com grupos de crianças de até 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos e pessoas idosas.
Também prestigiaram o evento a coordenadora do SCFV, Simmy Cavalcante; a diretora adjunta da unidade escolar, Claudia Arêas; a coordenadora do Programa Criança Feliz, Luciana Ribeiro; e a coordenadora do CRAS Codin, responsável pelo território, Eliana Cunha.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeito Wladimir inaugura obras do Bairro Legal no Parque Saraiva
0612 11h56Secretaria de Obras avança com revitalização da Orla de Guarus
0612 10h35Lean nas Emergências: funcionários do HGG emocionados em último encontro de 2025
0612 09h16Mais de 50% dos servidores já fizeram a Autoavaliação de Desempenho Funcional 2025
0612 09h20Hemocentro registra queda no estoque e reforça apelo por doações no fim do ano
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
5Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
6Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI






















