Notícia no detalhe
Campos participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o encontro discute os rumos da política pública no estado
O município de Campos está sendo representado na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, que está sendo realizada na capital fluminense. Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania participam do encontro, que reúne gestores e funcionários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento tem como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência” e discute os rumos da política pública no estado.
O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, que participa do evento acompanhado de outros membros da pasta, falou da importância da presença do município na Conferência.
“Participar e estar presente em um espaço de discussão sobre o SUAS é muito representativo. Campos, por meio do governo municipal, vem reforçando a cada ano seu compromisso com a Política de Assistência Social, que é aplicada através de programas, projetos e equipamentos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Conferência é um momento para que possamos discutir o que tem sido feito no âmbito estadual, de alinhamento às diretrizes nacionais e aprimoramento do nosso trabalho”, disse.
A 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, com a participação de delegados eleitos na etapa municipal, é uma preparação para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, em dezembro. A subsecretária Aline Giovannini explica que a Conferência serve como momento de reflexão e discussão sobre as trajetórias construídas e o compromisso necessário para a continuidade e aprimoramento do SUAS.
“Nesta trajetória de duas décadas, o SUAS se consolidou como um marco imprescindível na construção de um sistema público que assegura a proteção social, promovendo direitos e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade. A Conferência é um momento de reconhecimento dos avanços conquistados, mas sobretudo, dos desafios que ainda atravessam o sistema, reafirmando a resistência coletiva. Ao longo dos últimos 20 anos, observamos a consolidação do SUAS como modelo descentralizado e participativo, com a gestão compartilhada entre os entes federativos”, disse Aline.
Também participam da Conferência a coordenadora diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome do município, Kamila Oliveira, a gerente dos CRAS do município, Verônica Rocha, a gerente de Renda e Cidadania da SMASC, Marcélia Cardoso, a supervisora da Gestão do Trabalho e Regulação no SUAS, Darcilene Fiuza, além da diretora jurídica da Secretaria Municipal da Casa Civil, Danielle Guimarães.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/01/2026 18:04:27 Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
- 21/01/2026 17:24:20 Educação reforça retirada das Maletas de Primeiros Socorros nas unidades escolares
- 21/01/2026 17:13:48 Guarda Civil Municipal abre mais um edital para Regime Adicional de Serviço
- 21/01/2026 11:24:07 Assistência Social dá início a mutirão do CadÚnico para pescadores do Farol
- 21/01/2026 09:06:37 Nova oportunidade: matrículas extemporâneas de 26 a 31 de janeiro
Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
2101 17h24Educação reforça retirada das Maletas de Primeiros Socorros nas unidades escolares
2101 17h13Guarda Civil Municipal abre mais um edital para Regime Adicional de Serviço
2101 11h24Assistência Social dá início a mutirão do CadÚnico para pescadores do Farol
2101 09h06Nova oportunidade: matrículas extemporâneas de 26 a 31 de janeiro
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
3Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
6Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta




















