Notícia no detalhe
Roda de conversa na E.M. Olga Linhares mostra caminhos profissionais a alunos da EJA
Atividade tem como objetivo aproximar estudantes de experiências reais de quem retomou os estudos na Educação de Jovens e Adultos
A roda de conversa “Trajetórias de vida e caminhos profissionais na EJA” reuniu alunos da Educação de Jovens e Adultos da E.M. Professora Olga Linhares Corrêa nessa na última semana para compartilhamento de relatos de superação e apresentar possibilidades de inserção no mercado de trabalho. O encontro integrou o projeto “Educação e Trabalho: construindo caminhos de inclusão e equidade para a EJA”, fomentado pelo programa Mais Ciência na Escola da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), e teve como objetivo aproximar estudantes de experiências reais de quem retomou os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os participantes Jorge Luiz, Tânia Rezende e Brenda Felipe narraram trajetórias marcadas por dificuldades familiares e financeiras e também por decisões que abriram novas oportunidades profissionais após o retorno à escola. Cada depoimento ressaltou a contribuição da EJA para o desenvolvimento de competências e para a ampliação de perspectivas. Os relatos destacaram o apoio de professores, colegas e familiares como elemento fundamental para a continuidade dos estudos e para os avanços na carreira.
A diretora Daniele Mothé avaliou o encontro como um valioso recurso pedagógico que inspira os estudantes. “É uma forma positiva de mostrar aos alunos caminhos e possibilidades, mesmo em contextos como da EJA, na qual eles enfrentam tantas barreiras”, afirmou Daniele.
Daniele explicou ainda que o projeto “Educação e Trabalho: construindo caminhos de inclusão e equidade para a EJA” foi desenvolvido pela professora Gisele Gomes em parceria com as alunas Carmem, Jeani e Sheila. “Essa é uma iniciativa muito importante para a escola, pois ressalta o compromisso com a inclusão dos alunos da EJA no mercado de trabalho e incentiva ainda o empreendedorismo”, declara a diretora.
Professores e alunos classificaram a roda de conversa como um passo efetivo na construção de trajetórias que conciliem formação e ocupação. A ação reforçou a intenção do projeto de transformar a experiência escolar em instrumento de inclusão social e econômica para quem estuda na EJA, ampliando perspectivas e estimulando iniciativas locais voltadas à equidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/10/2025 14:25:54 Educação com diversos serviços no Prefeitura em Ação da Pecuária neste sábado
- 14/10/2025 12:26:22 Campo de grama sintética e quadra de areia são inaugurados em Santa Rosa
- 14/10/2025 10:59:19 Roda de conversa na E.M. Olga Linhares mostra caminhos profissionais a alunos da EJA
- 14/10/2025 10:57:11 Fábio Rabin apresentará show “Ladeira abaixo” neste domingo, no Teatro Trianon
- 14/10/2025 10:09:57 Projeto do Mais Ciência ajuda a diagnosticar e tratar importante zoonose em Campos
Educação com diversos serviços no Prefeitura em Ação da Pecuária neste sábado
1410 12h26Campo de grama sintética e quadra de areia são inaugurados em Santa Rosa
1410 10h59Roda de conversa na E.M. Olga Linhares mostra caminhos profissionais a alunos da EJA
1410 10h57Fábio Rabin apresentará show “Ladeira abaixo” neste domingo, no Teatro Trianon
1410 10h09Projeto do Mais Ciência ajuda a diagnosticar e tratar importante zoonose em Campos
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município