Notícia no detalhe
Roda de conversa na E.M. Olga Linhares mostra caminhos profissionais a alunos da EJA
Atividade tem como objetivo aproximar estudantes de experiências reais de quem retomou os estudos na Educação de Jovens e Adultos
A roda de conversa “Trajetórias de vida e caminhos profissionais na EJA” reuniu alunos da Educação de Jovens e Adultos da E.M. Professora Olga Linhares Corrêa nessa na última semana para compartilhamento de relatos de superação e apresentar possibilidades de inserção no mercado de trabalho. O encontro integrou o projeto “Educação e Trabalho: construindo caminhos de inclusão e equidade para a EJA”, fomentado pelo programa Mais Ciência na Escola da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), e teve como objetivo aproximar estudantes de experiências reais de quem retomou os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os participantes Jorge Luiz, Tânia Rezende e Brenda Felipe narraram trajetórias marcadas por dificuldades familiares e financeiras e também por decisões que abriram novas oportunidades profissionais após o retorno à escola. Cada depoimento ressaltou a contribuição da EJA para o desenvolvimento de competências e para a ampliação de perspectivas. Os relatos destacaram o apoio de professores, colegas e familiares como elemento fundamental para a continuidade dos estudos e para os avanços na carreira.
A diretora Daniele Mothé avaliou o encontro como um valioso recurso pedagógico que inspira os estudantes. “É uma forma positiva de mostrar aos alunos caminhos e possibilidades, mesmo em contextos como da EJA, na qual eles enfrentam tantas barreiras”, afirmou Daniele.
Daniele explicou ainda que o projeto “Educação e Trabalho: construindo caminhos de inclusão e equidade para a EJA” foi desenvolvido pela professora Gisele Gomes em parceria com as alunas Carmem, Jeani e Sheila. “Essa é uma iniciativa muito importante para a escola, pois ressalta o compromisso com a inclusão dos alunos da EJA no mercado de trabalho e incentiva ainda o empreendedorismo”, declara a diretora.
Professores e alunos classificaram a roda de conversa como um passo efetivo na construção de trajetórias que conciliem formação e ocupação. A ação reforçou a intenção do projeto de transformar a experiência escolar em instrumento de inclusão social e econômica para quem estuda na EJA, ampliando perspectivas e estimulando iniciativas locais voltadas à equidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/01/2026 18:04:27 Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
- 21/01/2026 17:24:20 Educação reforça retirada das Maletas de Primeiros Socorros nas unidades escolares
- 21/01/2026 17:13:48 Guarda Civil Municipal abre mais um edital para Regime Adicional de Serviço
- 21/01/2026 11:24:07 Assistência Social dá início a mutirão do CadÚnico para pescadores do Farol
- 21/01/2026 09:06:37 Nova oportunidade: matrículas extemporâneas de 26 a 31 de janeiro
Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
2101 17h24Educação reforça retirada das Maletas de Primeiros Socorros nas unidades escolares
2101 17h13Guarda Civil Municipal abre mais um edital para Regime Adicional de Serviço
2101 11h24Assistência Social dá início a mutirão do CadÚnico para pescadores do Farol
2101 09h06Nova oportunidade: matrículas extemporâneas de 26 a 31 de janeiro
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
3Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
6Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta




















