Notícia no detalhe
Turismo cria o Cantinho da História
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep), através do Departamento do Turismo, está criando o Cantinho da História, um espaço dentro da Garagem Cultural, com o objetivo de montar um pequeno acervo e divulgar materiais antigas de Campos, que retratem os costumes do povo através do uso de objetos como notas de dinheiro, fotos, livros, itens de cozinha e do trabalho escravo, entre outros.
Alguns objetos recebidos em doação já estão sendo catalogados para terem espaço cativo no Cantinho da História. Todos os visitantes da Garagem Cultural, projeto cuja principal finalidade é divulgar as belezas e atrativos turísticos do município e que também abre, de segunda a sexta, para a pesquisa de estudantes, passarão a contar com mais essas informações.
Entre os objetos interessantes que ficarão à mostra, estão o pilão, usado como utensílio culinário de borda ovalada usado na cozinha pelos escravos em seu dia-a-dia, como se fosse um soquete para amassar produtos como o café e o colorau. Também bastante interessante é o formão, objeto talhado em madeira e com uma lâmina maior, utilizado no preparo da madeira visando a confecção de objetos como mesas e cadeiras. Há, ainda, notas e moedas de dinheiro antigas como réis e objetos mais recentes, também, como uma réplica do Farol, em Farol de São Tomé, feita em ferro.
O secretário de Desenvolvimento e Petróleo, Orlando Portugal, afirmou que o Cantinho da História vai se tornar mais um atrativo a ser incluído no roteiro do projeto city tour, trazendo, a reboque, o resgate da história do município. “É de fundamental importância repassarmos para as novas gerações a nossa história”, ressalta.
Segundo Everaldo Reis, guia da Sedep e responsável pelo projeto Garagem Cultural, o Cantinho da História é de fato mais um investimento que tem a intenção de lembrar e massificar a história de Campos. “Aqui, nós temos a função de falar sobre as belezas da nossa cidade, na atualidade”, informa o guia. 
- Últimas Notícias adicionadas
- 30/10/2025 16:17:36 Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
- 30/10/2025 15:46:50 Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
- 30/10/2025 15:14:54 Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
- 30/10/2025 13:22:31 Centro de Imunização funcionará normalmente no ponto facultativo e fim de semana
- 30/10/2025 13:08:57 Grupamento de Ronda Escolar realiza palestras sobre Combate ao Bullying nas Escolas
Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
3010 15h46Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
3010 15h14Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
3010 13h22Centro de Imunização funcionará normalmente no ponto facultativo e fim de semana
3010 13h08Grupamento de Ronda Escolar realiza palestras sobre Combate ao Bullying nas Escolas
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















