Notícia no detalhe
Grupamento de Ronda Escolar realiza palestras sobre Combate ao Bullying nas Escolas
As ações foram realizadas em referência ao dia 20 de outubro, quando é celebrado o Combate ao Bullying
Equipes do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), da Guarda Civil Municipal, promoveram nesta semana ações educativas em unidades de ensino da rede municipal, como Escola Municipal Marechal Artur da Costa e Silva, Cemei, E.M. Ferroviário Jaci e E.M. Francisco Ricardo. O evento teve como objetivo conscientizar alunos e professores sobre a importância do respeito, da empatia e da convivência pacífica no ambiente escolar, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado no último dia 20 de outubro.
As palestras abordaram o tema “Bullying não é brincadeira”, realizando atividades dinâmicas e participativas, além de falar sobre os diferentes tipos de bullying, suas consequências e como agir diante de situações de violência.
Para os alunos do Ensino Fundamental I, o tema foi abordado de forma lúdica, com a contação de histórias que mostrou exemplos que reforçam o valor da amizade e do respeito mútuo.
Já nas turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, os agentes do GRE discutiram temas mais aprofundados, como a criminalização do bullying (Lei nº 14.811/24), o impacto emocional nas vítimas e atitudes que contribuem para um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.
A iniciativa reforça o compromisso do Grupamento de Ronda Escolar em promover a segurança, o diálogo e a cultura de paz nas escolas, incentivando os estudantes a serem agentes de mudança contra qualquer forma de violência.
“Nossa equipe trouxe para as escolas, durante todo mês de outubro, palestras sobre a Campanha Mundial de Combate ao Bullying, em que foram intensificadas as ações reforçando a mensagem de que o respeito e a empatia são as bases essenciais para construir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor e conscientizando os alunos e toda comunidade escolar da importância da denúncia. A equipe ressaltou ainda que o bullying não é uma brincadeira que deu errado, é uma violência que corrói e machuca de verdade. E que a força da escola não está nos muros, mas na forma como cuidamos uns dos outros”, afirmou a palestrante do evento Jandira Reis.
“Estamos reforçando que não devemos abordar temas tão importantes como este apenas nos meses comemorativos. Trata-se de um trabalho contínuo, realizado ao longo de todo o ano letivo, diante das inúmeras situações que surgem no ambiente escolar e que exigem acompanhamento, atenção e intervenção constante por parte da equipe”, afirmou a coordenadora do Grupamento de Ronda Escolar, Luciana Sardinha.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/10/2025 16:17:36 Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
- 30/10/2025 15:46:50 Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
- 30/10/2025 15:14:54 Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
- 30/10/2025 13:22:31 Centro de Imunização funcionará normalmente no ponto facultativo e fim de semana
- 30/10/2025 13:08:57 Grupamento de Ronda Escolar realiza palestras sobre Combate ao Bullying nas Escolas
Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
3010 15h46Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
3010 15h14Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
3010 13h22Centro de Imunização funcionará normalmente no ponto facultativo e fim de semana
3010 13h08Grupamento de Ronda Escolar realiza palestras sobre Combate ao Bullying nas Escolas
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















