Notícia no detalhe
Seminário reúne autoridades de Saúde da região
O Seminário Regional de Articulação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) reuniu, nesta sexta-feira (21), representantes de secretarias de Saúde do Norte Fluminense no Palácio da Cultura, em Campos. O objetivo do programa é implantar novas estratégias para Atenção Básica, de forma a agilizar o acesso da população aos serviços de saúde. Durante o evento, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, destacou que o trabalho realizado no município já atende ao que, agora, é preconizado pelo Ministério da Saúde, através dos atendimentos oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 12horas.
- Temos unidades de saúde 12 horas com fisioterapia, odontologia, coleta de material para exames e outros serviços, dentro de uma estrutura que ultrapassa a da estratégia Saúde da Família. Hoje, atingimos a assistência em um território, garantindo o acesso da população à saúde básica e vamos além, desenvolvendo ações desde a Educação em Saúde, passando pela imunização, dispensação de medicamentos até a marcação de consultas e exames de especialidades. O Ministério deve considerar modelos de saúde específicos como os de Campos, que cumprem e extrapolam o que é determinado para a Saúde da Família, deixando a Atenção Básica fortalecida e eficaz – informa o secretário.
O PMAQ vai investir em programas que garantam resolutividade ao atendimento em Atenção Básica. A proposta do programa prevê o investimento em equipes que devem atuar com um clínico, um gineco-obstetra, um pediatra (ou um clínico responsável pelo atendimento em pediatria), além da enfermagem, de forma a ser equivalente à equipe da Saúde da Família, que deixará de ser o modelo hegemônico de atendimento básico à população. Campos vai aderir ao programa com a inclusão da UBS do Parque Prazeres, conforme informou o superintendente municipal de Atenção Básica, Roberto Voguel.
O apoiador da Superintendência Estadual de Saúde Básica da Região Norte, Renato Glória, citou o Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq), da Secretaria de Saúde de Campos: “O Paaq funciona como um atendimento básico sobre rodas, evitando a demanda de especialidades, de internações, reduzindo custos para o município, o estado e o Ministério da Saúde. É um programa que, pela sua resolutividade, pode ser vinculado ao Pmaq”.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta