Notícia no detalhe
Seminário reúne autoridades de Saúde da região
O Seminário Regional de Articulação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) reuniu, nesta sexta-feira (21), representantes de secretarias de Saúde do Norte Fluminense no Palácio da Cultura, em Campos. O objetivo do programa é implantar novas estratégias para Atenção Básica, de forma a agilizar o acesso da população aos serviços de saúde. Durante o evento, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, destacou que o trabalho realizado no município já atende ao que, agora, é preconizado pelo Ministério da Saúde, através dos atendimentos oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 12horas.
- Temos unidades de saúde 12 horas com fisioterapia, odontologia, coleta de material para exames e outros serviços, dentro de uma estrutura que ultrapassa a da estratégia Saúde da Família. Hoje, atingimos a assistência em um território, garantindo o acesso da população à saúde básica e vamos além, desenvolvendo ações desde a Educação em Saúde, passando pela imunização, dispensação de medicamentos até a marcação de consultas e exames de especialidades. O Ministério deve considerar modelos de saúde específicos como os de Campos, que cumprem e extrapolam o que é determinado para a Saúde da Família, deixando a Atenção Básica fortalecida e eficaz – informa o secretário.
O PMAQ vai investir em programas que garantam resolutividade ao atendimento em Atenção Básica. A proposta do programa prevê o investimento em equipes que devem atuar com um clínico, um gineco-obstetra, um pediatra (ou um clínico responsável pelo atendimento em pediatria), além da enfermagem, de forma a ser equivalente à equipe da Saúde da Família, que deixará de ser o modelo hegemônico de atendimento básico à população. Campos vai aderir ao programa com a inclusão da UBS do Parque Prazeres, conforme informou o superintendente municipal de Atenção Básica, Roberto Voguel.
O apoiador da Superintendência Estadual de Saúde Básica da Região Norte, Renato Glória, citou o Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq), da Secretaria de Saúde de Campos: “O Paaq funciona como um atendimento básico sobre rodas, evitando a demanda de especialidades, de internações, reduzindo custos para o município, o estado e o Ministério da Saúde. É um programa que, pela sua resolutividade, pode ser vinculado ao Pmaq”.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira