Notícia no detalhe
Seminário reúne autoridades de Saúde da região
O Seminário Regional de Articulação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) reuniu, nesta sexta-feira (21), representantes de secretarias de Saúde do Norte Fluminense no Palácio da Cultura, em Campos. O objetivo do programa é implantar novas estratégias para Atenção Básica, de forma a agilizar o acesso da população aos serviços de saúde. Durante o evento, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, destacou que o trabalho realizado no município já atende ao que, agora, é preconizado pelo Ministério da Saúde, através dos atendimentos oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 12horas.
- Temos unidades de saúde 12 horas com fisioterapia, odontologia, coleta de material para exames e outros serviços, dentro de uma estrutura que ultrapassa a da estratégia Saúde da Família. Hoje, atingimos a assistência em um território, garantindo o acesso da população à saúde básica e vamos além, desenvolvendo ações desde a Educação em Saúde, passando pela imunização, dispensação de medicamentos até a marcação de consultas e exames de especialidades. O Ministério deve considerar modelos de saúde específicos como os de Campos, que cumprem e extrapolam o que é determinado para a Saúde da Família, deixando a Atenção Básica fortalecida e eficaz – informa o secretário.
O PMAQ vai investir em programas que garantam resolutividade ao atendimento em Atenção Básica. A proposta do programa prevê o investimento em equipes que devem atuar com um clínico, um gineco-obstetra, um pediatra (ou um clínico responsável pelo atendimento em pediatria), além da enfermagem, de forma a ser equivalente à equipe da Saúde da Família, que deixará de ser o modelo hegemônico de atendimento básico à população. Campos vai aderir ao programa com a inclusão da UBS do Parque Prazeres, conforme informou o superintendente municipal de Atenção Básica, Roberto Voguel.
O apoiador da Superintendência Estadual de Saúde Básica da Região Norte, Renato Glória, citou o Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq), da Secretaria de Saúde de Campos: “O Paaq funciona como um atendimento básico sobre rodas, evitando a demanda de especialidades, de internações, reduzindo custos para o município, o estado e o Ministério da Saúde. É um programa que, pela sua resolutividade, pode ser vinculado ao Pmaq”.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















