Notícia no detalhe
Campos intensifica a luta de combate à dengue
O Comitê Gestor da Dengue voltou a se reunir essa semana, na Secretaria de Saúde, para traçar novas ações de prevenção à doença e combate ao mosquito transmissor. Conforme o subsecretário de Saúde e coordenador da reunião, Geraldo Venâncio, dados oficiais apontam que criadouros do aedes aegypti estão dentro das casas e isso revela a necessidade de intensificação das medidas de prevenção e promoção da saúde em relação à dengue.
- Além dos grandes mutirões, envolvendo diversas secretarias, teremos um ciclo de palestras realizadas pela Saúde Coletiva e Educação, em escolas, clubes de serviço, igrejas e outras entidades, a fim de orientar a população para evitar focos da dengue, ensinando os sintomas mais comuns para a procura de atendimento. Também teremos pequenos mutirões, acompanhando a rotina da coleta de lixo, com equipes mobilizando moradores de bairros e distritos a retirarem de seus quintais, materiais que servem de criadouros do mosquito. O material será recolhido pelos caminhões que fazem a coleta de lixo - contou o subsecretário.
Também ficou definido que o Centro de Referência da Dengue criará dois protocolos de fluxo de atendimento: um para profissionais e outro para a população, em linguagem simples, indicando sintomas e as medidas a serem tomadas no caso de suspeita da doença. “A partir de hoje, a secretaria de Saúde entrará em entendimento com os hospitais municipais e conveniados para contingenciamento de leitos para internação de pacientes com dengue. CCZ, secretarias de Obras e de Serviços Públicos unirão forças para reforçar o trabalho de recolhimento de entulhos. Também vamos capacitar supervisores de bairros para que se tornem agentes multiplicadores, tanto na identificação de focos do mosquito como para orientar a população sobre as medidas de prevenção da doença”, concluiu o secretário.
LIRAa – O quinto Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa) de 2011, levantado pelo Centro de Controle de Zoonoses de Campos, referente ao período de 16 a 21 de outubro, apontou em 1,8% o Índice de Infestação Predial (IIP) no município, com 11 bairros na faixa limite de tolerância do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), que é de 2%. “São dados que confirmam que este governo está certo ao intensificar as ações e implantar a campanha “Dengue mata. Campos contra a Dengue”, chamando a população a participar dessa luta contra o mosquito transmissor. É preciso que cada cidadão lembre que só há dengue porque existe o mosquito; só existe o mosquito porque existem criadouros para proliferação da larva do mosquito. Só com a população ajudando o governo a acabar com esses focos vamos vencer essa luta”, frisa o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
- 29/04/2025 13:27:13 Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
2904 13h27Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta