Notícia no detalhe
Campos intensifica a luta de combate à dengue
O Comitê Gestor da Dengue voltou a se reunir essa semana, na Secretaria de Saúde, para traçar novas ações de prevenção à doença e combate ao mosquito transmissor. Conforme o subsecretário de Saúde e coordenador da reunião, Geraldo Venâncio, dados oficiais apontam que criadouros do aedes aegypti estão dentro das casas e isso revela a necessidade de intensificação das medidas de prevenção e promoção da saúde em relação à dengue.
- Além dos grandes mutirões, envolvendo diversas secretarias, teremos um ciclo de palestras realizadas pela Saúde Coletiva e Educação, em escolas, clubes de serviço, igrejas e outras entidades, a fim de orientar a população para evitar focos da dengue, ensinando os sintomas mais comuns para a procura de atendimento. Também teremos pequenos mutirões, acompanhando a rotina da coleta de lixo, com equipes mobilizando moradores de bairros e distritos a retirarem de seus quintais, materiais que servem de criadouros do mosquito. O material será recolhido pelos caminhões que fazem a coleta de lixo - contou o subsecretário.
Também ficou definido que o Centro de Referência da Dengue criará dois protocolos de fluxo de atendimento: um para profissionais e outro para a população, em linguagem simples, indicando sintomas e as medidas a serem tomadas no caso de suspeita da doença. “A partir de hoje, a secretaria de Saúde entrará em entendimento com os hospitais municipais e conveniados para contingenciamento de leitos para internação de pacientes com dengue. CCZ, secretarias de Obras e de Serviços Públicos unirão forças para reforçar o trabalho de recolhimento de entulhos. Também vamos capacitar supervisores de bairros para que se tornem agentes multiplicadores, tanto na identificação de focos do mosquito como para orientar a população sobre as medidas de prevenção da doença”, concluiu o secretário.
LIRAa – O quinto Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa) de 2011, levantado pelo Centro de Controle de Zoonoses de Campos, referente ao período de 16 a 21 de outubro, apontou em 1,8% o Índice de Infestação Predial (IIP) no município, com 11 bairros na faixa limite de tolerância do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), que é de 2%. “São dados que confirmam que este governo está certo ao intensificar as ações e implantar a campanha “Dengue mata. Campos contra a Dengue”, chamando a população a participar dessa luta contra o mosquito transmissor. É preciso que cada cidadão lembre que só há dengue porque existe o mosquito; só existe o mosquito porque existem criadouros para proliferação da larva do mosquito. Só com a população ajudando o governo a acabar com esses focos vamos vencer essa luta”, frisa o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















