Nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial de Educação Ambiental. Em Campos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promove diversas ações e conta com vários dispositivos que promovem a conscientização sobre a urgência de proteger o meio ambiente por meio da educação.
O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA) é um dos dispositivos que dissemina ações para a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável. Localizado na na Avenida José Carlos Pereira Pinto, 300, no Parque Calabouço, em Guarus, o espaço oferece diversas atividades como palestras, oficinas de reciclagem de óleo e projetos como o “Desapego Literário”, em que a população pode trocar livros, óleo de cozinha usado e material reciclável, recebendo detergente e mudas de plantas. Além disso, no CEA também é realizada a produção e doação de mudas, e as pessoas podem aproveitar o Jardim Sensorial para viver uma experiência diferente em contato com as mais diversas espécies que o espaço preserva. Para agendar visitas ou obter mais informações, os interessados podem fazer contato com o CEA pelo telefone (22) 98102-0552 ou consultar as redes sociais do @ceaemfoco.
FOTO: Defesa Civil / Divulgação
Outro local que promove a educação ambiental é o Horto Municipal, que possui 22.700 metros quadrados e conta com mais de 150 árvores de 50 espécies diferentes. Assim como no CEA, o Horto também desenvolve o projeto “Desapego Literário” e possui o ecoponto, destinado ao descarte correto do óleo de cozinha usado, papelão, plástico, dentre outros. Entre as espécies encontradas nos dois equipamentos estão Pau-brasil, Seringueira, Pau-ferro, Cedro, Grumixama, além das Palmeiras Imperiais. O Horto funciona de segunda a segunda, inclusive nos feriados, das 8h às 16h, na Avenida Alberto Lamego.
O Dia Mundial da Educação Ambiental é uma data instituída em 1975 pelas Nações Unidas. A data foi estabelecida após a Conferência Internacional sobre Educação Ambiental, realizada na Iugoslávia, que resultou na “Carta de Belgrado”, um marco conceitual sobre as questões ambientais ainda muito atual.
Coleta Seletiva - Outra ação desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para promover a consciência ambiental é a Coleta Seletiva. Atualmente, o serviço contempla diversos bairros, como Parque São Caetano, Parque Santo Amaro, Parque Tamandaré (Avenida Pelinca e região), Parque Dom Bosco, Parque Rosário, IPS, Parque Vicente Dias e Jardim Carioca, além do Parque Aurora e Nova Brasília, onde as equipes continuam avançando. O serviço é realizado porta a porta, com orientação direta à população sobre a importância de separar materiais como papelão, plásticos, latinhas e papel.
Além do recolhimento de resíduos, as equipes da Coleta Seletiva realizam palestras em escolas, condomínios, hospitais, repartições públicas e empresas privadas, explicando o funcionamento da coleta, sua importância ambiental e como implantar pontos de recolhimento.
O serviço pode ser solicitado pelo telefone (22) 98142-0194. Pelo mesmo canal, também é possível solicitar palestras de educação ambiental e orientações sobre como criar novos pontos de coleta seletiva.
“Pulmão verde” - O Município de Campos também está construindo o Parque Ecológico da Cidade, que foi projetado para se tornar um verdadeiro “pulmão verde” dentro da cidade, com área de cerca de 320 mil metros quadrados e, desses, 10 hectares de mata atlântica.
O Parque Ecológico da Cidade reúne conceitos sociais, econômicos, tecnológicos, de educação e, principalmente, de sustentabilidade. Idealizado pela Prefeitura, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do Isecensa, o projeto prevê uma área com 100 mil metros de árvores nativas da Mata Atlântica, além de um centro administrativo, espaço gastronômico, pista de ciclismo e caminhada, pet parque, uma ampla área esportiva para diversas modalidades, brinquedos, espaço para grandes eventos e estacionamentos.
“Vias Verdes” - Com o Programa “Vias Verdes”, a cidade de Campos recebeu 2.187 mudas de árvores de 2,50 metros a 3 metros de altura, plantadas em canteiros de 30 ruas e avenidas do município. Entre as espécies plantadas estão Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Pau-Ferro, Pau-Brasil, Palmeira Jerivá e Pata de Vaca. As árvores foram plantadas na Avenida José Carlos Pereira Pinto, Avenida São Fidélis, antigo Trevo do Índio, Avenida Arthur Bernardes, Alberto Lamego, Presidente Kennedy, Nilo Peçanha, Avenida Petrópolis, XV de Novembro, entre outras vias.

Bosques e pomares - Com o objetivo de promover benefícios ecológicos, sociais, educativos e urbanísticos, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade também tem desenvolvido a criação de pomares e bosques urbanos. O plantio é feito em áreas que anteriormente eram subutilizadas ou utilizadas de forma inadequada pela população, dando aos espaços novas funções, criando novas áreas verdes que contribuem para a melhoria da paisagem urbana, da qualidade do ar, do microclima e da convivência comunitária.
Os bosques e pomares urbanos podem ser visitados em Guarus, Vivendas do Coqueiro, Parque Rodoviário e Flamboyant, regiões que passaram por processos de requalificação ambiental e paisagística.