Notícia no detalhe
Toneladas e mais toneladas de resíduos coletadas
Em três anos, foram coletadas em Campos 1.824 toneladas de resíduos recicláveis pelo serviço de Coleta Seletiva, realizado pela secretaria municipal de Serviços Públicos. O número, que era de 400 toneladas em 2008, praticamente dobrou no atual governo. A meta, segundo o secretário Zacarias Albuquerque, é que até o final do ano, em cumprimento à Lei 8.202/2011 sancionada pela prefeita Rosinha Garotinho e publicada do D.O. do município no dia 19 de abril, seja feita a coleta de resíduos em todos os órgãos públicos municipais, entre secretarias, fundações e demais unidades descentralizadas.
Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, o poder público não precisa fazer, obrigatoriamente, a coleta de resíduos recicláveis. “Nós incentivamos a atuação dos catadores, que estão sendo considerados novos profissionais. Eles podem fazer a coleta de maneira avulsa ou por meio de cooperativas e/ou associações”, explicou, acrescentando que a empresa que presta serviços à secretaria faz a doação integral de toda a coleta seletiva à Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci), ONG administrada por rotaryanos e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Família e Assistência Social.
Ainda, de acordo com Zacarias, a reciclagem, o reaproveitamento e a redução de geração de resíduos constituem em princípios basilares da política de resíduos estabelecida pela Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto 7.904/2010. “A coleta seletiva não é uma responsabilidade só do poder público, mas sim da coletividade e das empresas. Onde há prestação do serviço de coleta seletiva é obrigatório que cada morador disponibilize o resíduo reciclável. A sustentabilidade ambiental não se faz com discurso, nem intenções e sim com atitudes concretas que demandam um pequeno sacrifício”, salientou Zacarias.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 11:07:15 Prefeito anuncia projeto de lei do concurso da Educação
- 09/09/2025 09:54:35 Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia
- 09/09/2025 09:43:14 Castramóvel chegou ao Partage Shopping; inscrições estão abertas para 11 bairros
- 09/09/2025 08:58:56 Cão Zeus, da Guarda Municipal, visita pacientes na Santa Casa
- 09/09/2025 08:49:07 Campos sedia primeiro curso de Equideocultura - Ranch Sorting
Prefeito anuncia projeto de lei do concurso da Educação
0909 09h54Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia
0909 09h43Castramóvel chegou ao Partage Shopping; inscrições estão abertas para 11 bairros
0909 08h58Cão Zeus, da Guarda Municipal, visita pacientes na Santa Casa
0909 08h49Campos sedia primeiro curso de Equideocultura - Ranch Sorting
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira