Notícia no detalhe
Campanha contra dengue apresenta resultados positivos
A campanha “Dengue Mata”, criada pela prefeitura para chamar a população para participar do controle do mosquito Aedes Aegypti, está dando resultados positivos. A informação é do secretário de Saúde, Paulo Hirano, que diz que o número de casos da doença caiu significativamente, comparando os dois primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2011. Este ano, o Centro de Referência da Dengue (CDR) aponta 53 casos confirmados de dengue: 33 em janeiro e 20 em fevereiro.
No ano passado foram registrados 123 casos, em janeiro, e 221 em fevereiro: um total de 344. Para Hirano, dois fatores foram fundamentais para a não ocorrência de uma epidemia de dengue neste início de ano. Ele ressalta que, diferente do que ocorre na capital do estado, onde o número de casos sobe diariamente, sendo cerca de 50% deles provocados pelo vírus tipo 4, em Campos, o tipo de dengue que circula é o 1, para o qual, a maioria das pessoas já tem imunidade.
- Desde meados do ano passado reforçamos as ações de controle da dengue e lançamos uma campanha de prevenção para informar às pessoas que mais de 70% dos focos estavam nas casas e que seria necessária a participação de todos no combate ao mosquito transmissor. A população ouviu este chamamento e assumiu sua parcela de responsabilidade, para evitar criadouros em suas casas e com isso, somado às estratégias de vigilância do governo municipal, conseguimos, até agora, evitar uma epidemia. A população está de parabéns, mas não podemos relaxar, porque, a partir de março é que registramos, normalmente, um pico da doença – destaca o secretário.
Pela campanha Dengue Mata, a prefeitura vem desenvolvendo estratégias de bloqueio do mosquito. Mais de 500 agentes de endemia retornam aos sábados e domingos, às casas encontradas fechadas durante a semana. São realizados mutirões nos bairros com maiores índices de infestação. Oito motofogs e 10 carros fumacês fazem o controle aeroespacial do mosquito. Quatro grandes mutirões em regiões distintas (Travessão, Ururaí, Goitacazes e Farol), foram realizados, para chamar a atenção da população para o risco da epidemia.
- Também capacitamos médicos, enfermeiros e técnicos para diagnosticar a dengue precocemente, direcionar o paciente pela rede de saúde e tratar conforme o quadro da doença. É bom lembrar que somos a única cidade com sistema de georeferenciamento dos casos, para disparar ações nos bairros com número de casos elevados. Mas, mesmo com esta estrutura, agora é mais importante do que nunca que cada pessoa cuide de sua casa, para evitar a formação de focos da dengue - ressalta o secretário de Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 09:31:58 Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
- 08/01/2025 08:42:27 Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
- 08/01/2025 08:24:41 Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
0801 08h42Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
0801 08h24Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
0701 19h41Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
0701 17h51Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
3Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
4Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira