Notícia no detalhe
Secretário acompanha atendimento à população nas UBSs
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, vem realizando, este ano, vistorias técnicas nas Unidades de Saúde Básicas do município, verificando as condições de funcionamento e atendimento à população. Nesta quinta-feira (15), a visita aconteceu na UBS do Parque Aurora, onde o secretário constatou que os serviços estão sendo prestados adequadamente.
- Aqui, na UBS do Parque Aurora, tem todos os medicamentos básicos da rede, médicos, fisioterapeuta e dentista atendendo aos pacientes todos os dias. Em geral, tenho constatado o bom funcionamento de todas as unidades de saúde, com os procedimentos em conformidade com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Há unidades, inclusive, onde as comunidades não contam com serviço de telefonia, mas conseguem agendar, em tempo real, sua consulta em especialidade ou exame - destaca Hirano.
As visitas são ações rotineiras, normalmente realizadas pela Gestão de UBS, para averiguar atendimentos médicos e procedimentos administrativos, como dispensação de medicamentos, realização de curativos, o sistema de marcação de consultas, coleta de materiais para exames simples (sangue, fezes e urina), entre outras. O secretário também inclui as vistorias em sua agenda anual.
- É importante este contato direto com os usuários, que fazem questão de fazer suas reclamações e sugestões diretamente ao secretário. Mas, como já dissemos, é uma ação de rotina, para que a Secretaria de Saúde possa fazer os ajustes necessários para garantir e cada vez melhorar a qualidade da assistência à população - explica a coordenadora de Gestão de UBS, Aline Gonçalves.
Hirano disse que tem se surpreendido com o número de usuários que fazem exames e não retornam às UBSs para buscar os resultados, deixando de dar continuidade ao tratamento. Ele diz ainda, que uma reclamação recorrente é relacionada aos medicamentos para diabéticos, que ainda não são entregues nas unidades.
- Até então, os remédios são entregues através do Programa de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia), mas já criamos uma vigilância para acompanhar, especificamente, hipertensos e diabéticos. Agentes comunitários de saúde estão fazendo visitas nas comunidades e cadastrando esses pacientes, para que, muito em breve, essas pessoas possam pegar o medicamento na UBS mais próxima de sua casa – informa o secretário de Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18