Notícia no detalhe
Past leva saúde a trabalhadores do Mercado e do Shopping Popular
O secretário de Saúde, Paulo Hirano; o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, e a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), Mara Carvalho, inauguraram o novo pólo do programa no Mercado Municipal, nesta segunda-feira (26). O pólo do Past vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no boxe 36, atendendo a feirantes e permissionários do Mercado e trabalhadores do Shopping Popular Michel Haddad.
O secretário Paulo Hirano explicou a necessidade da unidade no local: “Temos cerca de dois mil trabalhadores aqui e a maioria começa a trabalhar de madrugada, cumprindo uma jornada de trabalho puxada e que não permite que eles cuidem da saúde, busquem atendimento médico. Com o pólo, essas pessoas terão acesso à saúde garantido, pois o objetivo é justamente trabalhar a prevenção e a promoção da saúde, com orientação, atendimento em especialidades e encaminhamento para a rede de assistência”, falou Hirano.
Mara Carvalho disse o Past é um serviço de vigilância quanto às condições de trabalho. “Ofereceremos atendimentos clínicos em medicina ocupacional, reumatologia, cardiologia, dermatologia, fisioterapia, infectologia, psicologia, serviço social e enfermagem do trabalho, além de curativos e primeiros socorros. Já realizamos um estudo aqui, no Mercado, e identificamos vários trabalhadores com doenças como diabetes e hipertensão, que exigem um acompanhamento e tratamento adequados, para não levar a outros agravos à saúde”, disse a coordenadora.
O Administrador do Mercado, Sidney Garcês, reafirmou a informação de Hirano, dizendo que, de fato, muitos não podem fechar o box ou deixar a banca para buscar atendimento. Com 40 anos de Mercado Municipal, os irmãos Jacildo Ribeiro, 71 anos, e José, 68, donos da Pioneira, elogiaram a medida: “Realmente há muita gente precisando dessa atenção. É um programa muito importante para a gente”, disse José. “E vem em uma hora oportuna, acompanhando o tema da Campanha da Fraternidade, que é Fraternidade e Saúde Pública”, frisou Jacildo.
Outro que aprovou foi Luiz dos Santos, de 64 anos, dono da Pastelaria São Luiz – Rei das Empadas, que atua no local desde 1968. “Acho ótimo um programa para atender ao trabalhador aqui, porque tenho problemas de audição, mas nunca tenho tempo e não posso me dar ao luxo de fechar meu espaço e deixar meus fregueses sem atendimento”.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18