Notícia no detalhe
Atualização em acidentes com animais peçonhentos
Profissionais da área da Saúde de Campos e região participaram nesta quarta-feira (18), do Curso de Atualização para Acidentes com Animais Peçonhentos, ministrado por especialistas. A capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através de parceria da Coordenação de Educação e Saúde e da Superintendência de Saúde Coletiva, contou com a participação dos especialistas Claudio Maurício de Souza, biólogo chefe do Serpentário do Instituto Vital Brazil (IVB); Cláudio Machado, biólogo chefe do Aracnário do IVB; Tânia Motta, médica sanitarista, gerente dos Fatores de Risco Biológico da Coordenação de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (CVAST); e Ana Cláudia Moraes, chefe do Centro de Intoxicações da UFF.
Conforme a gerente de Riscos Biológicos da CVAST, Campos recebeu o primeiro curso da Secretaria Estadual de Saúde dentro do projeto de capacitação em reconhecimento de acidentes envolvendo animais peçonhentos, como picada de cobras, aracnídeos, escorpiões, lagartas e abelhas. Já o chefe do Serpentário do Vital Brasil frisou que, no estado do Rio, há todos os tipos de animais peçonhentos perigosos que existem no país e que o controle desses animais, a exemplo do que feito com relação à dengue, depende em grande parte de tornar o ambiente inóspito para eles.
- Muitos, equivocadamente, acham que acidentes biológicos com animais peçonhentos sejam esporádicos, mas, na verdade, são bastante comuns. Esse tipo de acidente pode levar a complicações e até à morte, razão pela qual é importante treinar esses profissionais para o reconhecimento do animal e para o direcionamento do paciente, a fim de que ele receba o tratamento adequado - disse Cláudio Maurício.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, também falou sobre o assunto: “A intenção é criar pólos em Campos, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana para atender toda a região. Em cada município haveria dois núcleos: um para identificação do animal e outro para atendimento ao paciente. Aqui, temos um núcleo de atendimento referência, no Hospital Ferreira Machado. Mas com pólos de telemedicina, será mais fácil identificar os sinais e sintomas do acidente, quando o paciente não apresenta o animal que o picou ou não sabe identificá-lo, possibilitando um diagnóstico rápido”, explicou.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18