Notícia no detalhe
Câmara Técnica da Mulher reunida nesta quinta
Nesta quinta-feira (19), às 17h, na sede da Secretaria de Saúde, acontece a primeira reunião da Câmara Técnica Temática da Saúde da Mulher, criada através da Portaria 003/ 2012, publicada no Diário Oficial do Município no último dia 12. O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio se reúne com os integrantes da câmara, o cirurgião mastologista Jair Araújo Júnior, o médico obstetra e professor da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Campos, Luiz Felipe Rabello e Silva; a diretora de Programas Especiais de Campos, Cândida Medeiros Ribeiro Barcelos; o superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Charbell Kury; e a assistente social do Centro de Referência da Mulher, Maria de Fátima Gomes Andrade.
Conforme o secretário de Saúde, a câmara, considerando os apontamentos constantes do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IdSUS), deverá examinar e propor soluções para problemas concernentes à promoção, proteção e recuperação da saúde da mulher, além de, segundo as questões encaminhadas pelo gestor da Saúde e submetidas à apreciação do Conselho Municipal de Saúde, configurar protocolos de fluxo de atendimento e sistemas de referência e contra-referência, relacionados ao tema.
O secretário Geraldo Venâncio explica a importância de uma Câmara Técnica da Saúde da Mulher em Campos, município com cerca de 500 mil habitantes, onde o câncer, especialmente o de colo de útero e o de mama, aparece como segunda causa de morte, diferentemente da maioria dos municípios mais populosos do país, que guardam nesta posição as causas externas, como traumas.
- Como principal causa de óbitos, temos os acidentes cardiovasculares. O índice de óbitos por câncer supera o de óbitos por causas externas. Temos dados que demonstram que, em relação ao câncer de mama e o de colo de útero, as mulheres campistas não estão se cuidando como deveriam. São aproximadamente 50% das pacientes com diagnóstico confirmado, desconsiderando o tratamento. Isso é muito grave, daí, unirmos profissionais de saber notório na área, para analisar a situação e nos apontar caminhos que revertam este quadro- destaca Geraldo Venâncio.
O diretor do Hospital Escola Álvaro Alvim, o mastologista Jair Araújo, frisa a importância da medida. “É um chamamento de pessoas comprometidas com a melhoria da assistência em saúde, pessoas que se propõem a trabalhar para desatar os nós que dificultam a prestação dos serviços, buscando otimizar o acolhimento, o fluxo do usuário pela rede de saúde, para que ele possa obter um tratamento mais eficaz”, disse o especialista.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18