Notícia no detalhe
Câmara Técnica da Saúde Mulher discute câncer ginecológico
A primeira reunião da Câmara Técnica da Saúde da Mulher foi realizada nesta quinta-feira (19), com análises do tema e discussões sobre ações a serem desenvolvidas pelos integrantes da comissão por quase três horas. Conforme o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, a comissão começou a traçar um roteiro de atividades.
- Abordando os apontamentos contidos no Índice de Desempenho do SUS (IdSUS) relacionados à saúde da mulher, estes profissionais, de notório saber na área, focaram a discussão no câncer ginecológico ante uma preocupação esboçada pela Secretaria de Saúde de Campos com o aumento da incidência de certos tipos de cânceres, especialmente o de mama e o de colo de útero - disse Venâncio.
O secretário, que já havia expressado a preocupação com o fato de Campos, sendo um município bastante populoso, ter o câncer como segunda causa de morte, superando as causas externas (homicídios e acidentes de trânsito), que aparecem em terceiro lugar. A primeira causa de morte ainda é a relacionada a acidentes cardiovasculares. “Mas, quando falamos de câncer ginecológico, percebemos que as mulheres não estão conscientes da importância dos exames preventivos. Isso é algo que temos de reverter com medidas que nos podem ser apontadas pela Câmara Técnica da Saúde da Mulher”, ressaltou o secretário.
Participaram da reunião, o cirurgião mastologista Jair Araújo Júnior, o médico obstetra e professor da disciplina de Obstetrícia, da Faculdade de Medicina de Campos, Luiz Felipe Rabello e Silva; a diretora de Programas Especiais de Campos, Cândida Medeiros Ribeiro Barcelos; o subsecretário de Saúde, Roberto Vogel (substituindo o superintendente de Saúde Coletiva Charbell Kury) e a assistente social do Centro de Referência da Mulher, Maria de Fátima Gomes Andrade.
- A Câmara Técnica tem a intenção de criar mecanismos que facilitem o acesso da mulher à prevenção do câncer de colo de útero, como também, através de mamografias, identificar o câncer de mama em sua fase incipiente, quando a lesão é impalpável, para que o resultado de seus respectivos tratamento seja mais eficiente - disse o obstetra Luiz Felipe Rabello, acrescentando que a Câmara da Saúde da Mulher volta a se reunir na próxima quinta-feira (26), às 18h, na Faculdade de Medicina de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















