Notícia no detalhe
Câmara Técnica da Saúde Mulher discute câncer ginecológico
A primeira reunião da Câmara Técnica da Saúde da Mulher foi realizada nesta quinta-feira (19), com análises do tema e discussões sobre ações a serem desenvolvidas pelos integrantes da comissão por quase três horas. Conforme o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, a comissão começou a traçar um roteiro de atividades.
- Abordando os apontamentos contidos no Índice de Desempenho do SUS (IdSUS) relacionados à saúde da mulher, estes profissionais, de notório saber na área, focaram a discussão no câncer ginecológico ante uma preocupação esboçada pela Secretaria de Saúde de Campos com o aumento da incidência de certos tipos de cânceres, especialmente o de mama e o de colo de útero - disse Venâncio.
O secretário, que já havia expressado a preocupação com o fato de Campos, sendo um município bastante populoso, ter o câncer como segunda causa de morte, superando as causas externas (homicídios e acidentes de trânsito), que aparecem em terceiro lugar. A primeira causa de morte ainda é a relacionada a acidentes cardiovasculares. “Mas, quando falamos de câncer ginecológico, percebemos que as mulheres não estão conscientes da importância dos exames preventivos. Isso é algo que temos de reverter com medidas que nos podem ser apontadas pela Câmara Técnica da Saúde da Mulher”, ressaltou o secretário.
Participaram da reunião, o cirurgião mastologista Jair Araújo Júnior, o médico obstetra e professor da disciplina de Obstetrícia, da Faculdade de Medicina de Campos, Luiz Felipe Rabello e Silva; a diretora de Programas Especiais de Campos, Cândida Medeiros Ribeiro Barcelos; o subsecretário de Saúde, Roberto Vogel (substituindo o superintendente de Saúde Coletiva Charbell Kury) e a assistente social do Centro de Referência da Mulher, Maria de Fátima Gomes Andrade.
- A Câmara Técnica tem a intenção de criar mecanismos que facilitem o acesso da mulher à prevenção do câncer de colo de útero, como também, através de mamografias, identificar o câncer de mama em sua fase incipiente, quando a lesão é impalpável, para que o resultado de seus respectivos tratamento seja mais eficiente - disse o obstetra Luiz Felipe Rabello, acrescentando que a Câmara da Saúde da Mulher volta a se reunir na próxima quinta-feira (26), às 18h, na Faculdade de Medicina de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18