Notícia no detalhe
Uma Noite na Senzala III acontecerá de 14 a 19 no Liceu
Envolvendo uma série de atividades cuja proposta é de difundir a cultura afro-brasileira em todas as suas nuances, a Fundação Zumbi dos Palmares se reuniu com a direção do Liceu de Humanidades de Campos (LHC) e a Associação de Cultura Brasileira de Arte Caymã, para realização de “Uma noite na senzala III”, no dia 14, às 18h, no LHC.
Aberto à comunidade em geral, o evento será realizado ao longo de seis dias, com expectativa de reunir de 10 a 12 mil pessoas, distribuídas entre mostra de vídeo, aulas de capoeira, maculelê, jongo e oficinas de berimbau e samba de roda, desencadeando no último dia – 19 de maio –, na Praça São Salvador, uma grande campanha social envolvendo 22 entidades. Na oportunidade, programas que são realizados pela prefeitura e de cunho social como os de Saúde serão divulgados. No interior do Liceu, barracas estilizadas darão o ar das antigas senzalas onde os negros escravos viviam em seus momentos de descanso, dispondo de comestíveis típicos como pés-de-moleques, acarajés, cocadas e outros.
- Teremos participações, a exemplo de nossos encontros anteriores, de capoeiristas de fora, como Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe e outros, já que a Caymã de Campos é um braço de outras sedes espalhadas pelo país. Tenho certeza que iremos fazer mais um belíssimo evento, com a adesão de todos os campistas - sinalizou o Mestre Peixinho, organizador e que há mais de seis anos desenvolve este incentivo à cultura dentro do município, que confirmou ainda que os contatos das escolas para agendar a visitação de seus alunos ao evento, pode ser feito pelo celular 97143698.
Programação:
Dia 14/05 – Mostra de vídeo com o filme “Uma Vida pela Capoeira” às 18h na Senzala montada dentro do Liceu de Humanidades;
Dia 15/05 – Aulas de capoeira, maculelê e jongo na quadra do educandário a partir das 18h;
Dia 16/05 – Também com início às 18h, será ministrada uma oficina de berimbau pelo professor Nanado, tendo logo em seguida, a oficina de samba de roda;
Dia 17/05 – Às 11h, dentro da quadra de esportes do Liceu, aulão aberto a estudantes e demais interessados, com o Mestre Peixinho e às 18h, aulão de maculelê com o professor Nanado;
Dia 18/05 – Palestra às 18h, dentro da escola, com o professor Galvão (ES), que falará sobre o tema “ Cultura Afro na Educação”. A seguir, a programação segue com show de capoeira com os alunos da Caymã , bem como batizados de novos membros. O encerramento acontecerá, neste dia, com o instrutor Chicão, que se apresentará com “Lamento do Negro”, convidando a todos os presentes, para o jantar de confraternização da noite;
Dia 19/05 – Desde às 8h, uma grande ação conjunta, reunindo entidades sociais estarão presentes à Praça São Salvador, desenvolvendo uma série de atividades e mostrando, paralelamente, programas que são gerenciados pela Prefeitura de Campos e voltados à comunidade. Um almoço previsto para às 13h, será oferecido aos capoeiristas participantes tantos do município quanto os que vieram de outros centros.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 08:58:06 Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
- 23/03/2026 08:51:27 Projeto de Computação aborda o ECA Digital nas escolas da rede municipal
- 23/03/2026 08:07:35 PAAQ leva ação de saúde ao acampamento Leonel Brizola 1, em Ponta da Lama
- 22/03/2026 18:07:29 Com música e diversão, “Vem pro Jardim” inicia temporada 2026
- 22/03/2026 16:40:12 Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
2303 08h51Projeto de Computação aborda o ECA Digital nas escolas da rede municipal
2303 08h07PAAQ leva ação de saúde ao acampamento Leonel Brizola 1, em Ponta da Lama
2203 18h07Com música e diversão, “Vem pro Jardim” inicia temporada 2026
2203 16h40Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















